A Lua atinge a fase de Lua cheia na madrugada desta terça-feira, mas estará mais próxima da terra às 16h22 — uma altura em que não permite a sua visualização em Portugal — quando é considerada uma super-Lua cheia. Pouco depois das 21h o satélite da Terra já será visível, mas se as nuvens impedirem que o veja, bastará esperar mais um mês até à próxima super-Lua, a 26 de maio deste ano.

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) explica que o fenómeno da super-Lua cheia ocorre quando a Lua se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu, o ponto da órbita em que o satélite natural se encontra mais próximo da Terra. Nos casos de super-Lua, ao invés dos habituais mais de 384 mil quilómetros que separam a Lua da Terra, a distância é de entre 356 mil e 360 mil quilómetros, uma diferença suficiente para que quem está na Terra veja o satélite maior que o habitual.

Se precisa de mais informações sobre o fenómeno, o site do OAL traça uma cronologia detalhada do que acontecerá e acompanha ainda com uma ilustração.

Imagem do site do Observatório Astronómico de Lisboa

Descreve o OAL que “no dia 27 a Lua nasce às 21h06 no azimute 70º, contado de Sul para Este” e que, nessa altura, “a Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque, estando próxima do horizonte, vê-se mais ampliada”, o que é apenas uma ilusão de óptica.

Já no que diz respeito às constelações, a “Super Lua encontra-se na constelação de Balança e logo acima ver-se-á o triângulo da Primavera formado pelas estrelas: Arcturo, Espiga e Régulo”, explica o OAL, acrescentando que “Marte estará localizado mais acima do lado oeste na constelação de Gémeos”. Se na terça-feira não conseguir ver a super-Lua, na quarta-feira a Lua nasce às 22h25 e continuará a parecer maior do que o habitual.

O Centro Ciência Viva de Constância também já está preparado para o acontecimento e promete uma transmissão em direto no facebook a partir das 21h, altura em que o fenómeno será mais visível.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR