“É um sinal dos tempos ser preciso dar os parabéns a alguém por estar ali ou por estar aqui, por dizer isto ou por dizer aqui”. Foi desta forma, com um desabafo carregado de ironia, que Sérgio Sousa Pinto decidiu arrancar a sua intervenção no congresso do Movimento Europa e Liberdade (MEL), uma participação que provocou uma espécie de psicodrama à esquerda e à direita, com várias vozes a acusarem o deputado socialista de estar a contribuir para a normalização do Chega ao aceitar partilhar a mesma sala com André Ventura.

A “ditadura do politicamente correto” e as “novas ortodoxias“, palavras de Sousa Pinto, acabaram, precisamente, por marcar a intervenção do deputado socialista. “Quando combatemos o politicamente correto como se fosse uma tara marginal, não é. É uma ameaça efetiva à liberdade“, argumentou o socialista.

Num debate com João Miguel Tavares, Helena Matos e Pedro Boucherie Mendes, moderado por Carlos Magno, o socialista denunciou a existência de um clima de “purificação da linguagem” que se serve do politicamente correto e alimenta a cultura de cancelamento para controlar o passado, o presente e o futuro.

Qual é o interesse de cancelar uma figura histórica como Padre António Vieira? Não é propriamente uma experiência da qual tenhamos de proteger as crianças. Nunca disse ‘vão brincar lá fora e larguem os sermões do Padre António Vieira”, ironizou o socialista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apontando diretamente o dedo a uma parte da esquerda que se degenerou e esqueceu os valores de liberdade e de tolerância pelos quais sempre se moveu, Sérgio Sousa Pinto descreveu a pulsão “autoritária” de determinados setores da sociedade que tudo fazem para controlar a narrativa sobre o passado. Objetivo: “Porque primeiro temos de calar os mortos para depois calarmos os vivos“, denunciou o socialista.

“Este fenómeno ocorreu na esquerda. Estão a tentar transformar uma congregação de todos os ressentimentos do universo num exército de zangados“, rematou Sérgio Sousa Pinto.

Sérgio Sousa Pinto sob fogo por participar em evento do MEL com André Ventura