Já está disponível, através do site da Direção-Geral da Saúde, o portal através do qual os cidadãos entre os 45 e os 49 anos podem fazer o auto-agendamento da vacina contra a Covid-19.

Depois de esta sexta-feira de manhã vários utilizadores terem percebido que o canal estava aberto e de terem inclusivamente conseguido agendar as respetivas inoculações, as marcações tornaram a estar disponíveis apenas para os maiores de 50 anos.

Ao Observador, durante a manhã, fonte da task force responsável pela vacinação avançou que o auto-agendamento para a faixa etária entre os 45 e os 49 iria efetivamente abrir esta sexta-feira, mas apenas durante a tarde. E explicou que o curto período de tempo em que foi possível entrar no portal e fazer a marcação ficou a dever-se aos últimos testes, que estavam a ser feitos pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a entidade responsável pelo processo.

O facto de terem sido várias as pessoas, em todo o país, a aperceber-se da disponibilidade que, garante, foi “momentânea”, é prova do interesse que os portugueses têm no processo de vacinação e em serem vacinados, observou ainda a mesma fonte, sem no entanto contabilizar o número de acessos ou de marcações feitas nesse período.

Os agendamentos feitos a partir desta tarde, para pessoas entre os 45 e os 49 anos, explicou ainda a task force ao Observador, só vão concretizar-se a partir de 14 de junho.

Quem conseguiu marcar antes mesmo da abertura oficial, não tem de voltar ao site: os agendamentos feitos durante o período de testes da manhã são válidos, confirmou a mesma fonte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR