O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, inicia na quinta-feira uma visita de dois dias à Eslovénia no âmbito da “transição” da presidência do Conselho da União Europeia, segundo nota à imprensa divulgada esta quarta-feira.

Do programa da visita do chefe da diplomacia portuguesa à Eslovénia, país que assume a presidência rotativa do Conselho da União Europeia (UE) a 1 de julho, constam reuniões, com o Presidente da República da Eslovénia, Borut Pahor, com o presidente da Assembleia Nacional, Igor Zorcic, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Anze Logar.

Santos Silva e Anze Logar vão “passar em revista” as relações bilaterais e abordar “temas da agenda europeia que marcam as duas presidências do Conselho“, nomeadamente a resposta europeia à Covid-19, os Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), o alargamento da UE a outros países, a Conferência sobre o Futuro da Europa ou a política de migrações.

Após a reunião, os dois ministros dão uma conferência de imprensa conjunta. No dia 25, Augusto Santos Silva participará na cerimónia de celebração do 30.º aniversário da independência da República da Eslovénia e reunir-se-á ainda com representantes da comunidade portuguesa naquele país. A Eslovénia assume a presidência do Conselho da UE no próximo dia 1 de julho, sucedendo a Portugal, que assumiu funções em 1 de janeiro deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR