Pelo menos sete pessoas foram detidas esta quarta-feira numa operação da PSP em vários distritos e que envolve a prática dos crimes de furto e recetação de catalisadores e branqueamento de capitais, disse à Lusa fonte da PSP.

Segundo a mesma fonte, a operação inclui meia centena de locais de busca e até às 11h00 tinham sido detidas cinco pessoas em cumprimento de mandatos de detenção, uma em flagrante delito e outra por suspeita de tráfico de droga.

As detenções, bem como a apreensão de “vários” catalisadores e ferramentas utilizadas para a sua extração, foram resultado de 11 buscas domiciliárias e seis não domiciliárias.

“Foram ainda apreendidas quantidades consideráveis de combustível, que nos sugerem que os suspeitos para além desta atividade criminosa se dedicavam também ao furto de combustível”, acrescentou a fonte da PSP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A “Operação Carbono”, que arrancou esta quarta-feira de manhã, decorre em simultâneo nos distritos de Santarém, Porto, Leiria e Coimbra, visa residências de suspeitos dos furtos, sucateiras e outros locais “referenciados durante as investigações por comercializarem ilicitamente esses componentes, sob a forma de resíduos, provenientes de furtos das viaturas”, refere a PSP.

Em comunicado ao inicio da manhã, a PSP informou que a operação decorre de vários inquéritos, sob orientação do Mistério Público das respetivas comarcas e com a colaboração da Agência Portuguesa do Ambiente.

“Desde o início de 2020, altura em que se verificaram as primeiras ocorrências, a PSP registou cerca de 2.600 furtos de catalisadores em todo o território nacional e uma aceleração deste tipo de crimes desde o início do desconfinamento”, acrescentou a nota.