A task force está preparada para a possibilidade de a vacinação contra a Covid-19 se tornar universal entre os 12 e os 15 anos de idade — não exclusivamente destinada a quem tem comorbilidades nessa faixa etária, como é atualmente a diretiva da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em declarações ao Observador, fonte da task force explicou que há duas semanas destinadas à modalidade Casa Aberta dos adolescente com 16 e 17 anos: a que vai de 16 a 20 de agosto e a seguinte, de 23 a 27 do mesmo mês. Quem, nesta faixa etária, não pode ser vacinado nos fins de semana destinados a ela, pode acorrer aos centros de vacinação (nos horários indicados no site do SNS) ao longo desses 10 dias para ser inoculado sem agendamento.

No entanto, caso a Direção-Geral da Saúde entenda alargar até aos 12 anos a universalidade da vacinação contra a Covid-19, a task force está pronta para receber também ao longo dessas duas semanas os jovens a partir dessa idade e até aos 15 anos, confirmou fonte do grupo ao Observador. Por enquanto, no entanto, os adolescentes nessa faixa etária só serão vacinados se pertencerem a grupos de risco.

Recorde-se que, na sexta-feira passada, a diretora-geral da saúde Graça Freitas anunciou esta mesma decisão e fundamentou-a com a falta de dados sobre a segurança das vacinas nos jovens dos 12 aos 15 anos. A líder da DGS mencionou mesmo que, em casos raros reportados em países fora da União Europeia, chegaram a ser relatados episódios de miocardite e pericardite naquela faixa etária, sobretudo em pessoas do sexo masculino. Estes quadros clínicos estão a ser analisados pela Agência Europeia do Medicamento e as autoridades nacionais preferem aguardar pelo parecer dela antes de avançar para uma decisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jovens saudáveis entre os 12 e os 16 anos não vão ser vacinados (para já). Tudo o que precisa saber sobre adolescentes e vacinas

Agendamentos para o fim de semana de 14 e 15 de agosto estão a ser alterados

Entretanto, nas preparações para o esforço de vacinar os adolescentes com 16 a 17 anos, os maiores de 18 anos que tinham agendamento de vacinação para o fim de semana de 14 e 15 de agosto em Portugal Continental estão a receber novas datas para a vacinação. Ao Observador, a task force confirma que esses agendamentos estão a sofrer alterações em consequência da vacinação dos jovens dos 16 aos 17 anos que ocorrerá nesse fim de semana.

Sem conseguir confirmar se todas as vacinas agendadas para essa data serão alteradas, uma vez que dependerá da adesão dos jovens ao autoagendamento que decorre até às 23h59 de sexta-feira — a maioria está, no entanto, a ser reagendada para os dois dias imediatamente antes e depois do fim de semana em causa —, a task force para a vacinação admite esses dois dias estão a ser reservados para a vacinação em exclusivo desta faixa etária.  

Quem está a receber mensagem com novo agendamento e tinha o primeiro nesse fim de semana deverá confirmar o novo agendamento”, diz ao Observador fonte da task force.

Os jovens de 16 e 17 anos poderão assim ser vacinados antes de quem está em lista de espera para os centros de vacinação. O agendamento para jovens a partir dos 18 anos abriu a 28 de julho e foi interrompido menos de uma semana depois, a 3 de agosto para ficar em exclusivo para os jovens de 16 e 17 anos (que serão vacinados a 14 e 15 de agosto).

Em declarações aos jornalistas à saída do Centro de Vacinação de Faro, que visitou esta quinta-feira, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo partilhou que 70 mil pessoas nesse grupo etário já se tinham inscrito para serem vacinadas no primeiro fim de semana destinado aos adolescentes — 35% dos 200 mil jovens com estas idades em Portugal.

Autoagendamento de vacinação só está disponível para pessoas com 16 e 17 anos

Ao Observador, Francisca, de 21 anos, relata que agendou precisamente no dia em que abriu a sua faixa etária, a 28 de julho, recebeu mensagem com agendamento no dia 31 de julho, confirmando o dia 14 para a primeira dose e esta quinta-feira recebeu novo agendamento para dia 16 de agosto, dois dias depois da data que tinha confirmado há uma semana. Será vacinada já depois de milhares de jovens de 16 e 17 anos serem vacinados no fim de semana para o qual tinha agendada a primeira dose.

Num dia, 80 mil jovens entre os 16 e os 17 anos inscreveram-se para a vacinação