A cabeça de lista da coligação “Coimbra é Capital” (PDR/MPT), Inês Tafula, propõe o programa “Coimbra Nutri kids”, destinado a crianças e jovens para evitar problemas de saúde, designadamente a obesidade.

“É um programa que nós queremos desenvolver porque desde cedo, desde a idade dos zero aos seis anos das crianças, é a partir daí que se vão desenvolver muitos problemas de saúde, ao nível da obesidade, ao nível de outros problemas de saúde associados também à nutrição”, disse, esta quinta-feira, a candidata, em declarações à agência Lusa.

Este programa tem a ver com as “mudanças nutricionais”, podendo ser um programa “aliado às escolas de ensino básico e ensino secundário do concelho”, explicou.

A iniciativa consiste em propor a especialistas e nutricionistas a fazerem “dietas próprias para as cantinas escolares” e a darem “apoio a estes jovens ou crianças com problemas de obesidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ideia passa por através de “psicólogos e especialistas em nutrição” fazerem um “seguimento com essas crianças desde cedo, para que depois não tenham esses problemas piores na idade adulta”, sublinhou.

“Este seria um programa da Câmara Municipal disponível no ‘site’ para quem quisesse se inscrever”.

“Faria o registo no ‘site’ da Câmara e depois iria ser chamado para esse programa, para depois começarem a trabalhar com a pessoa isoladamente, ou então, com as escolas que estivessem interessadas em puderem mudar a ementa das cantinas”, explicou.

Ainda relativamente à saúde, a candidata propões, no seu programa eleitoral, a “construção de novos complexos polidesportivos”, para “promover e estimular a prática de atividade física”, referiu.

Relativamente à zona do Bairro do Ingote, em Coimbra, Inês Tafula refere que a criação destes novos complexos polidesportivos “pode estimular as crianças e jovens a seguirem outro caminho, que não o que conhecemos, das dependências alcoólicas ou toxicodependência, e por isso, promover outro estímulo para o desporto”.

A cabeça de lista da coligação “Coimbra é Capital” (PDR/MPT) referiu ainda ser contra o encerramento do Hospital Geral dos Covões, bem como, contra a criação do polo geriátrico nesse mesmo estabelecimento.

Inês Tafula defende a criação de um polo geriátrico, mas não Hospital Geral dos Covões.

“Aproveitando os projetos da Aging Coimbra e Multidisciplinary institute of Ageing podemos então, em sinergia criar o primeiro polo geriátrico em Coimbra, que seria pioneiro a nível nacional, juntamente com estes dois projetos que já existem na cidade, mas não no Hospital dos Covões”, concluiu.

Nas eleições marcadas para dia 26 de setembro concorrem à Câmara Municipal de Coimbra Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra — PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (PDR/MPT), Francisco Queirós (CDU) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).