O diretor do jornal alemão Bild foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou esta segunda-feira a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora daquele que é o jornal mais vendido da Alemanha. O substituto de Julian Reichelt será Johannes Boie, diretor da edição dominical do Die Welt, jornal pertencente ao mesmo grupo.

Julian Reichelt já tinha sido afastado da redação no início do ano depois de ter admitido que tinha mantido relações íntimas com mulheres da redação. Regressou porque a investigação por suspeitas de abuso de poder não encontrou indícios desse crime, dizia uma nota de imprensa. Mas “novos dados” revelaram que o jornalista “não separou claramente os assuntos privados dos profissionais”, mesmo após a investigação efetuada no início do ano, diz um novo comunicado.

O despedimento de Julian Reichelt foi anunciado um dia depois de o jornal norte-americano The New York Times ter publicado um texto que acusa o ex-diretor do Bild de ter promovido uma jornalista estagiária de 25 anos após se ter envolvido com ela e lhe ter pedido silêncio sobre o caso: “Se alguém souber que me envolvi com uma estagiária vou perder o trabalho”.

O grupo de comunicação social Ippen também afirmou que tinha informações sobre o comportamento de Reichelt, mas recuou por não querer transmitir a perceção de que estava a minar financeiramente a Alex Springer, sua concorrente direta. Os jornalistas envolvidos na investigação do Ippen terão ficado incomodados com a decisão editorial de não publicar essas informações, que diziam respeito a situações de assédio na Alex Springer, algumas delas protagonizadas por Julian Reichelt.

O ex-diretor do Bild ainda não comentou o caso publicamente, nem respondeu às solicitações da Reuters para uma resposta às notícias sobre ele.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR