Um surto de Covid-19 associado ao Congresso Nacional de Pneumologia já fez, pelo menos, 15 infetados, todos eles vacinados, avança a TVI24. Entre os participantes estiveram o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e o pneumologista Filipe Froes, que coordena o gabinete de crise da Ordem dos Médicos, mas ambos já testaram negativo.

Inicialmente, foi noticiada pelo Correio da Manhã a existência de 12 infetados, mas nas últimas horas foram detetados mais três casos. A grande maioria dos infetados não tem qualquer sintoma. Os contactos dos participantes também estão a ser testados.

O congresso, no qual estiveram centenas de profissionais, decorreu entre quinta-feira e sábado, num hotel de cinco estrelas perto da praia da Falésia, em Albufeira. Para entrar, foi obrigatória a apresentação de um certificado digital de vacinação ou de um teste negativo. Os primeiros casos positivos foram detetados dois dias após o fim dos trabalhos.

Na segunda-feira, “foram identificados alguns casos, sendo cinco pertencentes a um grupo próximo e os restantes esporádicos, não sendo evidente a origem e o tempo de infeção”, disse António Morais, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP). Os infetados tinham a vacina contra a Covid-19 e a grande maioria não tem sintomas. Vêm de várias regiões do país, mas a Autoridade Regional de Saúde do Algarve garante que os delegados de saúde estão a acompanhar a situação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR