A imagem do exato momento em que João Rendeiro foi detido pelas autoridades sul-africanas mostra o ex-banqueiro ainda em pijama e de barba por fazer. Rendeiro foi surpreendido no hotel de luxo de apenas seis quartos, na costa de Durban, onde estava hospedado há cerca de três semanas, depois de ter entrado na África do Sul a 18 de setembro.

A imagem foi divulgada pela TSF e cedida ao Observador.

João Rendeiro foi detido na África do Sul, perto de Durban, zona de surf. “Ficou surpreso. Não estava à espera”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

rendeiro detido

Cortesia TSF

João Rendeiro, fugido à justiça portuguesa, vai ser presente a um juiz no Tribunal dos Magistrados de Verulam, amanhã, segunda-feira 13 de dezembro, entre as 9h00 e as 16h00 (horas locais). Esta informação foi divulgada este domingo através de um comunicado dos serviços da Polícia da África do Sul.

Rendeiro foi detido de pijama e foi para a prisão de camisa cor-de-rosa

O ex-líder do BPP estava em fuga há 3 meses, havia dois mandados de captura internacional em seu nome, e foi detido depois de um longo processo em que as autoridades de vários países cooperaram entre si, conforme explicou Luís Neves, diretor-nacional da Polícia Judiciária. A PJ já conhecia o país onde se encontrava, mas não a localização exata e pediu, numa reunião da Interpol na Turquia, ajuda às autoridades sul-africanas e também angolanas. Foi assim que chegaram ao Forest Boutique Guest House, localizado em Umhlanga, na província costeira de KwaZulu-Natal, a cerca de 20 quilómetros de Durban.

Rendeiro foi surpreendido pela divisão da investigação criminal da Polícia da África do Sul quando estava de pijama em tons de cinzento e foi depois autorizado a vestir-se e a fazer a barba, enquanto os polícias sul-africanos lhe revistaram o quarto do resort de luxo para onde se mudou há cerca de três semanas. Na primeira fase da fuga, que começou em Londres e passou por Doha no Qatar, o ex-banqueiro viveu em hotéis de 5 estrelas na zona mais luxuosa de Joanesburgo, a cerca de 600 quilómetros de Durban.