Portugal continental está pintado de vermelho escuro, entrando na categoria de risco extremo. É o que mostra o mapa atualizado esta quinta-feira pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, sigla em inglês), que também dá conta de que a região autónoma da Madeira continua no patamar mais grave. 

A única exceção é a região autónoma dos Açores, que está pintada de de cor amarelo, o que corresponde ao terceiro parâmetro mais grave. O continente volta, por seu turno, a estar pintado de vermelho escuro, depois de em fevereiro também já ter estado nesta categoria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O continente e a Madeira juntam-se a uma Europa em que o vermelho é a cor preponderante. A situação continua a ser menos favorável no centro do continente, em países como a Áustria, a Hungria, a Eslováquia, a Polónia ou a República Checa, que estão em risco extremo. Territórios dos Balcãs como a Eslovénia e a Croácia também estão em risco extremo, tendência que se estende à Grécia e ao Chipre.

Mais a oeste, a Alemanha e França têm maior parte das regiões a vermelho escuro, bem como a Bélgica, o Luxemburgo e os Países Baixos. A Irlanda e a Dinamarca também está em risco extremo.

Mesmo em Espanha, Malta e em Itália, países em que a situação estava mais controlada, a pandemia está a agravar-se. A maioria das regiões destes dois países estão pintadas a laranja, na segunda categoria mais grave, sendo que Espanha já tem várias zonas em vermelho escuro.

No entanto, a situação da pandemia parece estar a melhorar no Norte e no Leste europeu. A Islândia, a Suécia e a Finlândia tem maior parte das regiões a laranja. Já territórios como a Estónia, a Bulgária e a Letónia saíram de risco extremo, enquanto a Roménia tem mesmo algumas regiões a verde, no parâmetro menos grave.

O mapa do ECDC combina as taxas de notificação de casos de Covid-19 nos últimos 14 dias, o número de testes realizados e o total de positivos, e é atualizado semanalmente, à quinta-feira, servindo de auxílio aos Estados-membros sobre as restrições a aplicar às viagens no espaço comunitário.

Este mapa da agência europeia segue um sistema de semáforos sobre a propagação da Covid-19 na UE, a começar no verde (situação favorável), passando pelo laranja e vermelho (situação muito perigosa), servindo de auxílio aos Estados-membros sobre as restrições a aplicar às viagens no espaço comunitário.