A agência de notação financeira Fitch Ratings atribui uma Perspetiva de Evolução estável aos bancos africanos, considerando que as condições empresariais e a pandemia limitam a recuperação do setor financeiro do continente.

“A Fitch Ratings considera que a perspetiva de evolução do setor dos bancos africanos em 2022 é neutra, com condições empresariais repletas de incerteza e com os riscos associados à pandemia de Covid-19 a limitarem a recuperação”, lê-se na nota que acompanha a divulgação do relatório.

O relatório, no qual apenas consta o lusófono Banco Angolano de Investimentos, com um rating de CCC, antecipa “um ligeiro aumento dos empréstimos” num contexto de um preço “relativamente alto das matérias primas e condições favoráveis de financiamento externo”.

Os analistas da Fitch Ratings, a agência de notação financeira detida pelos mesmos donos da consultora Fitch Solutions, salientam que “há uma significativa incerteza em África, que está particularmente em risco das novas variantes de Covid-19, num contexto de uma baixa taxa de vacinação e pouca espaço de manobra orçamental dos governos”. Se estes riscos se materializarem, “a perspetiva de evolução pode mudar de forma dramática”, avisam os analistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os bancos provavelmente vão cometer erros na busca pelo crescimento com as difíceis condições de operação, que são caracterizadas pelos desafios e incertezas”, disse o diretor do departamento dos bancos africanos na Fitch, Mahin Dissanayake.

O ritmo das degradações no rating abrandou significativamente em 2021; na ausência de materialização dos riscos negativos, esperamos que esta tendência se mantenha em 2022″, acrescentou.

A Fitch Ratings colocou 56% dos bancos analisados em Perspetiva de Evolução negativa, que compara com os 66% registados em dezembro do ano passado.

“A revisão para Estável da Perspetiva de Evolução durante 2021 reflete a visão de que os ventos contrários amainaram nalguns mercados e que há um grau de tolerância a ligeiros riscos descendentes face aos ratings atuais“, concluiu.