Uma bomba dentro de um carro explodiu, esta quarta-feira, quando circulava numa estrada em sentido ao aeroporto de Mogadíscio, capital da Somália. A explosão provocou pelo menos oito mortos, avança a agência Reuters.

Mohamed Osman, residente na zona de Mogadíscio, afirma que houve estragos numa mesquita onde várias pessoas se encontravam a rezar no momento da explosão. “Quando saí da mesquita, vi várias casas antigas a cair, partes de corpos na rua, mãos, pernas“, descreve Osman à Reuters.

O testemunha acrescenta que no meio do caos e de inúmeras mortes, ele sobreviveu.  “Toda esta confusão e vidas a perderem-se num minuto, eu sobrevivi”.

Ainda que Osman e outros residentes tenham relatado nove vítimas mortais, Abdikadir Abdirahman, diretor do serviço de ambulâncias, situa o número de óbitos nos oito.

 Segundo um fotógrafo da agência de notícias, a explosão danificou quatro carros e dois riquexós, não sendo inicialmente claro o que a terá provocado.

Um paramédico foi visto a atender pelo menos uma pessoa ferida, mostraram fotografias da Reuters do local

Ainda não se conhecem os autores do que parece ter sido um atentado nem este foi reivindicada, até à data, pelo grupo terrorista Al-Shabab, responsável por ataques semelhantes no passado. 

A organização pretende derrubar o governo central e impor um regime de interpretação rigorosa da lei islâmica. Para isso realiza frequentemente ataques com armas e bombas junto de alvos governamentais e de segurança, assim como entre a população.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR