Uma situação económica precária, o agravamento da pandemia de Covid-19, altos índices de pobreza, corrupção e tráfico de droga são alguns dos desafios que enfrentará a nova Presidente das Honduras, Xiomara Castro, que assume o cargo esta quinta-feira.

É opinião unânime entre os analistas que Xiomara Castro, mulher do antigo Presidente Manuel Zelaya, tomará o poder em circunstâncias muito difíceis e complexas.

Como em muitos outros países, a crise económica acentuou-se com a pandemia que, desde março de 2020, atingiu 388.000 casos no país e fez 10.500 mortos.

A pandemia causou também quebras na produção ou o encerramento temporário de micro, pequenas, médias e grandes empresas, o que fez com que cerca de 500.000 pessoas tenham ficado desempregadas, segundo fontes do setor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O país sofreu igualmente, em novembro de 2020, graves danos nas infraestruturas e na economia devido às tempestades tropicais Eta e Iota.

Furacão Eta provoca cerca de 200 mortos na América Central

Passagem do furacão Iota pela América Central faz pelo menos oito mortos. Veja aqui as imagens dos estragos

Antes da pandemia, a pobreza afetava mais de 60% dos 9,5 milhões de hondurenhos, mas dois anos volvidos, e com os danos causados pelas tempestades, o número de pobres ultrapassa os 70% da população, segundo os analistas.

A débil economia do país não colapsou devido às remessas que anualmente enviam mais de um milhão de imigrantes hondurenhos que vivem no estrangeiro, sobretudo nos Estados Unidos – em 2021, atingiram o valor de 7.500 milhões de dólares, o que ronda 25% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo organismos como o Fórum Social da Dívida Externas das Honduras (FOSDEH).

Embora desde que foram anunciados os resultados das eleições gerais se soubesse que o Livre, o partido liderado por Xiomara Castro, não teria maioria no parlamento, porque só obteve 50 dos 128 deputados que o compõem, a situação complicou-se com a crise surgida nesse órgão, fundado em 2011.

O Livre ficou com 32 deputados, quando 18 dos 50 iniciais decidiram não apoiar como candidato à presidência do novo parlamento Luis Redondo, do Partido Salvador de Honduras (PSH), cujo nome surgiu de uma aliança com a formação da nova Presidente da República.

O acordo do Livre com o líder do PSH, Salvador Nasralla, implicava que este escolheria o candidato para presidir ao parlamento, sem se imaginar que tal desencadearia uma nova crise no país.

Xiomara Castro também terá de combater a corrupção ao mais alto nível deixada pelo Presidente cessante, Juan Orlando Hernández, cujos dois períodos no poder foram manchados por denúncias, algumas a partir dos Estados Unidos, de alegadas ligações ao tráfico de droga, o que o governante tem reiteradamente negado.

Uma das promessas de Xiomara Castro para travar esse flagelo nas Honduras é a criação de uma comissão internacional contra a corrupção e a impunidade, com o apoio das Nações Unidas.

Xiomara Castro venceu as eleições presidenciais que foram realizadas em dia 28 de novembro.

A cerimónia de tomada de posse contará com a presença, entre outros representantes, da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, e dos Presidentes de El Salvador, Nayib Bukele, do Panamá, Laurentino Cortizo, e do Chile, Gabriel Boric, este último recentemente eleito.