790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Patinadores dos Jogos Olímpicos de Inverno poderão vir a competir apenas a partir dos 17 anos

Este artigo tem mais de 2 anos

Está em cima da mesa a hipótese de, já nos Jogos Olímpicos de Milão, em Itália, serem apenas aceites atletas a partir dos 17 anos.

A patinadora russa Kamila Valieva, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno com apenas 15 anos
i

Um dos motivos pelo qual foi  possível a Kamila Valieva competir na primeira ronda dos singulares femininos depois de ter testado positivo para doping teve que ver com a sua idade

Anadolu Agency via Getty Images

Um dos motivos pelo qual foi  possível a Kamila Valieva competir na primeira ronda dos singulares femininos depois de ter testado positivo para doping teve que ver com a sua idade

Anadolu Agency via Getty Images

A polémica que envolveu o teste de doping da patinadora russa Kamila Valieva, assim como a sua participação, com apenas 15 anos, nos Jogos Olímpicos de Inverno, tem levantado uma questão de fundo para os amantes da modalidade.

Queremos que estes atletas tenham uma oportunidade de fazer disto uma profissão, não apenas uma tentativa de um ano”, afirmou, segundo a Associated Press, a patinadora norte-americana Mariah Bell.

Aos 25 anos, Mariah é a campeã mais velha dos Estados Unidos da América em quase um século. “Se tivéssemos um limite mínimo de idade, penso que iria promover essa ideia de longevidade e alguém com 25 anos não causaria choque nos Jogos Olímpicos.”

Um dos motivos pelo qual foi  possível a Kamila Valieva competir na primeira ronda dos singulares femininos, na terça-feira, depois de ter testado positivo para doping, teve que ver com a sua idade, como explica a Associated Press, já que faz dela uma “pessoa protegida”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A patinadora russa Kamila Valieva, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno com apenas 15 anos

A patinadora russa Kamila Valieva, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno com apenas 15 anos

Anadolu Agency via Getty Images

Está em cima da mesa a hipótese de, já nos Jogos Olímpicos de Milão, em Itália, serem apenas aceites atletas a partir dos 17 anos. Para os defensores deste aumento da idade mínima, o bem-estar dos jovens atletas estaria a ser respeitado, assim como a redução dos riscos de lesões associadas a manobras cada vez mais desafiantes — e perigosas — na modalidade.

Acho que o caso de Valieva vai ajudar a avançar com isto, e com sorte poderá alargar a discussão a federações de outros desportos”, afirmou Mona Adolfsen, a presidente da Federação Norueguesa de Patinagem. “A Valieva é uma criança, pelo que, independentemente do que acontece, nós sentimos pena por ela.”

https://observador.pt/2022/02/17/a-saida-imperfeita-duas-quedas-e-olhar-no-chao-para-evitar-as-lagrimas-kamila-valieva-falha-podio-e-atletas-russas-vao-receber-medalhas/

Algumas das críticas, como a de Mona Adolfsen, são dirigidas, não à patinadora, mas sim à sua equipa técnica. Adam Rippon, antigo patinador olímpico que treina Mariah Bell, considera que a culpa pelo doping não pode ser imputada à menor.

Valieva tem 15 anos. Eu duvido muito que ela soubesse que estava a ser dopada. Ela é uma menor. Os adultos falharam completamente para com ela”, afirmou o ex-patinador, segundo a National Public Radio.

É expectável, segundo a agência de notícias, que a questão vá a votos em junho durante o congresso da União Internacional de Patinagem. Além de Kamila Valieva, de 15 anos, as atletas — ambas russas — que ganharam o ouro e a prata nos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano tinham 17 anos.

Três patinadoras russas lutaram pelo ouro. No fim, uma caiu, uma fez birra e uma venceu

Se eles aumentarem a idade [mínima] será maior a motivação para criar patinadores com maior longevidade. Passa ter de se pensar numa técnica que possa ser mantida durante toda a carreira adulta”, afirmou a patinadora suíça Alexia Paganini.

Defensores da idade mínima conforme está estipulada atualmente acreditam que os patinadores que atinjam o seu pico mais cedo merecem poder desfrutar desse momento de carreira, sem ter de esperar pela maioridade ou pelos 17 anos para participar nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora