JS, JSD, JP, Iniciativa Liberal, Livre e PAN — os três últimos sem juventude nos partidos — marcaram uma manifestação contra a invasão da Rússia à Ucrânia no próximo domingo, dia 27 de fevereiro, pelas 15h, em frente à Embaixada da Federação Russa, em Lisboa.

O Observador sabe que o Chega não foi convidado, que os Jovens do Bloco não quiseram subscrever a iniciativa e que a JCP não deu uma resposta final até à divulgação do protesto que pretende “condenar a guerra e a pedir a paz”.

Em comunicado enviado às redações, os partidos e as juventudes partidárias em causa apelam a uma “resolução multilateral e pacífica” do conflito armado que teve início esta quinta-feira, repudiando “a guerra e a invasão russa da Ucrânia”.

Biden diz que Putin quer “restabelecer a antiga União Soviética” e tem “pretensões imperiais”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Ucrânia é um Estado livre, soberano e independente. A invasão em curso por parte da Rússia é um ato ilegal, ilegítimo e imoral. A soberania e a integridade territorial dos Estados é inviolável, devendo ser preservada e protegida, nos termos do direito internacional”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

Os partidos pedem à comunidade internacional uma resposta “clara, firme e determinada” no apoio ao povo ucraniano e que sejam utilizados “os mecanismos necessários e adequados para dissuadir a Rússia de continuar a invasão armada do território ucraniano”.

Deste modo, os envolvidos apelam à “retirada imediata das tropas russas de território ucraniano, ao fim das ameaças e ao respeito pleno de todo o território ucraniano” e a que os Estados europeus providenciem ajuda humanitária ao povo ucraniano.