O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o ministro das Finanças, Rishi Sunak, serão multados por participarem em festas durante o confinamento, avançou esta terça-feira a BBC.

Também a mulher de Boris, CarrieJohnson, foi multada pelo mesmo motivo — por participar em festas em Downing Street quando as restrições relacionadas com a pandemia impediam a realização de eventos. De acordo com a Sky News, Carrie Johnson recebeu uma notificação das autoridades britânicas.

Até agora, foram emitidas 50 multas por participação em festas durante o período de confinamento, na sequência da investigação a 12 convívios. As festas terão acontecido em edifícios governamentais em Downing Street e em Whitehall.

Boris Johnson encorajou festas semanais em Downing Street durante confinamentos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Várias histórias de festas que contaram com a presença do primeiro-ministro britânico foram denunciadas ao longo dos últimos meses. Um desses convívios terá acontecido em janeiro, em Downing Street, a propósito da despedida de um assessor.

Na sequência desta notícia foram divulgadas algumas reações, incluindo a do líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, que pediu que Boris e Sunak abandonem os respetivos cargos. “São totalmente incapazes de governar”, escreveu.

Também do lado do Partido Trabalhista, o primeiro-ministro do País de Gales, Mark Drakeford, sublinhou que “as pessoas estão com raiva e estão chateadas” com a participação do primeiro-ministro britânico em festas, enquanto o país estava em confinamento. “Não pode ser um legislador e um infrator.”