O ex-primeiro ministro britânico Boris Johnson terá perguntado a dois dos cientistas mais qualificados do país se o vírus do Covid podia ser eliminado pelo vento de um secador dirigido para dentro do nariz. A informação foi avançada pelo seu antigo chefe de gabinete numa audição da comissão de inquérito criada no Reino Unido para investigar a forma como as autoridades lidaram com a pandemia.

Num testemunho escrito, Dominic Cummings afirmou que quando a pandemia chegou ao Reino Unido em fevereiro de 2020 o então primeiro-ministro estava muito distraído com a sua vida pessoal, focado no seu divórcio e em escrever um livro sobre Shakespeare, revela o Daily Telegraph.

O então conselheiro do primeiro-ministro chegou a desconfiar que Johnson terá sido a fonte de algumas notícias falsas que circularam nos primeiros tempos da pandemia. E lembrou um episódio que descreveu como representando “o nível mais baixo”, vivido em março de 2020. O ex-primeiro-ministro terá partilhado um vídeo com os cientistas que estavam a aconselhar o Governo britânico de alguém a ligar um secador de cabelo para dentro do nariz com a finalidade de matar o vírus, tendo-lhes perguntado a opinião.

Dominic Cummings tem sido um forte crítico de Boris Johnson desde que abandonou o cargo por ordem do então primeiro-ministro em novembro de 2020.

A gestão de Boris Johnson da crise pandémica esteve sempre debaixo de fogo, sobretudo na fase inicial quando então primeiro-ministro recusou tomar medidas mais duras para travar a infeção. O ex-primeiro-ministro conservador acabou por ser forçado a abandonar o cargo em julho de 2022 na sequência de uma série de escândalos. O mais grave foi a divulgação de que o seu gabinete esteve envolvido em festas secretas na residência oficial durante o tempo do confinamento em que era imposto o isolamento à população. Boris Johnson deixou mesmo o Parlamento em junho deste ano na sequência da investigação ao que ficou conhecido como o Partygate.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Boris Johnson enganou “deliberadamente” o Parlamento britânico, conclui relatório do “Partygate”

O inquérito público e independente à resposta dada pelo Reino Unido à Covid foi criado por iniciativa do próprio Boris Johnson em 2021.