790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Homens e rapazes terão sido violados pelas tropas russas na Ucrânia, acusa ONU

Este artigo tem mais de 1 ano

ONU reconheceu que para as vítimas do sexo masculino pode ser mais difícil denunciar a violação mas diz que "a documentação de hoje será a acusação de amanhã”. Violação é "arma eficaz", rematou.

Russian Retreat From Bucha Reveals Scores Of Civilian Deaths
i

"Eu não podia simplesmente continuar no meu escritório em Nova Iorque enquanto recebia relatos tão angustiantes de violência sexual", justificou assim Patten a sua ida à Ucrânia

Getty Images

"Eu não podia simplesmente continuar no meu escritório em Nova Iorque enquanto recebia relatos tão angustiantes de violência sexual", justificou assim Patten a sua ida à Ucrânia

Getty Images

As forças russas terão violado homens e rapazes na Ucrânia, acusou Pramila Patten, a representante especial das Nações Unidas (ONU) sobre Violência Sexual em Conflitos. “Eu recebi relatórios, que ainda não foram verificados, sobre casos de violência sexual contra homens e meninos na Ucrânia”, confirmou esta terça-feira à margem de uma conferência de imprensa em Kiev, capital do país invadido.

Pramila Patten reconheceu que para as vítimas de violação do sexo masculino pode ser particularmente desafiador fazer a denúncia da situação pela qual passaram.

É difícil para as mulheres e meninas denunciarem [os crimes de violação sexual] por causa do preconceito, entre outras razões, mas muitas vezes é ainda mais difícil para os homens e meninos relatar [o que aconteceu]…temos de criar um espaço seguro para que todas as vítimas reportem casos de violência sexual”, citada pelo The Guardian.

De momento há dezenas de casos sob investigação que “representam apenas a ponta do  icebergue”. Por isso, a responsável incentivou as vítimas a denunciar este crime à comunidade internacional para que os agressores sejam encontrados e responsabilizados, reforçando: “A documentação de hoje será a acusação de amanhã”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A multiplicação de relatos de violações generalizadas, sistemáticas e “brutais” no conflito e o risco de tráfico humano foram as razões que levaram a enviada especial das Nações Unidas a viajar até a Ucrânia.

Eu não podia simplesmente continuar no meu escritório em Nova Iorque enquanto recebia relatos tão angustiantes de violência sexual. Estou aqui porque não devemos poupar esforços para garantir tolerância zero e consequências consistentes para estes crimes”.

Alertou igualmente que a violação é uma arma “barata, porque não tem custo”. E ainda: “Muito eficaz, porque não afeta apenas a vítima, afeta famílias inteiras, as próprias comunidades”. O que está a acontecer no país de Zelensky “é uma guerra biológica, é uma guerra psicológica”, reiterou.

Russian Retreat From Bucha Reveals Scores Of Civilian Deaths

Há homens e rapazes entre as alegadas vítimas de violação sexual cometidos por forças russas em solo ucraniano

Getty Images

Por seu turno, a Procuradora-Geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, revelou esta terça-feira que o seu gabinete tem vindo a recolher informações de crimes de violência sexual cometidos pelas tropas russas contra homens e mulheres de todas as idades, bem como crianças e idosos.

Organizações numa corrida para fazer chegar contracetivos de emergência à Ucrânia quando aumentam relatos de violações

Para Venediktova, as forças de Moscovo utilizam este crime como uma estratégia deliberada para “assustar a sociedade civil” e “obrigar a Ucrânia a render-se”, vincando, na conferência de imprensa em Irpin, que o baixo número de relatos é resultado de algumas vítimas terem fugido do país e outras temerem denunciar a violação.

Já equipas de procuradores e investigadores têm estado no terreno a recolher provas de violência sexual e, do que ouviram das vítimas e das suas famílias, violações em grupos, assaltos à mão armada e violações cometidas à frente de crianças estão entre os testemunhos mais sombrios.

Histórias de horror. Acumulam-se relatos de violações na Ucrânia, com crianças, grávidas e idosas entre as vítimas

A Ucrânia tem desenvolvido esforços para identificar os soldados russos responsáveis ​​por crimes de guerra e, de acordo com o The Guardian, um mandado de prisão foi emitido para um homem acusado de violação. Mas dúvidas levantam-se sobre se os militares russos alguma vez serão formalmente acusados, já que estão sob proteção da Rússia, que nega estar a cometer crimes de guerra.

Ucrânia identifica primeiro suspeito dos massacres em Bucha

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora