O Governo sueco anunciou esta quinta-feira a sua intenção de realizar um terceiro envio de armamento para a Ucrânia, que inclui sistemas de mísseis antinavio, lançadores de foguetes e munições.

A Suécia já tinha enviado armamento, equipamento militar, mantimentos e munições nas primeiras semanas de guerra, que começou com a invasão russa da Ucrânia a 24 de fevereiro.

“É uma questão de solidariedade com a Ucrânia e com o povo ucraniano”, disse em conferência de imprensa o ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist.

O ministro não quis revelar o número de mísseis antinavio que serão enviados, mas explicou que são do tipo Robot 17, uma versão modificada dos Hellfire norte-americanos.

“É material qualificado que responde ao que a Ucrânia nos tinha pedido”, afirmou o ministro da Defesa, que elogiou a sua precisão e disse que podem ser disparados de terra e do mar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O valor total do armamento, além de outras ajudas, incluindo financiamento para a compra de mais armas, ascende a quase mil milhões de coroas suecas (95,3 milhões de euros).

O envio deve ser aprovado pelo Parlamento sueco, já que a grande maioria dos partidos apoia a medida.

Com estes envios de armas, a Suécia rompeu com a sua tradição de não enviar armamento para países em conflito, que não era interrompida desde a invasão soviética da Finlândia em 1939.

A intervenção militar russa na Ucrânia levou também a Finlândia e a Suécia a decidirem solicitar a sua adesão à NATO.