Sai a 25 de outubro o diário de uma refugiada ucraniana de 12 anos que vivia com a avó em Kharkiv quando a guerra na Ucrânia começou. O livro de Yeva Skalietska, “Não Sabes o Que é a Guerra: o Diário de uma Adolescente”, na tradução livre, começou a ser escrito no seu 12º aniversário, pouco antes do início da invasão da Ucrânia, segundo a Sky News.

“Quero que o mundo saiba aquilo por que passámos”, confidenciou a jovem ucraniana. “Toda a gente sabe o que a palavra ‘guerra’ significa, mas praticamente ninguém sabe o que representa.”

A editora do livro, Union Square, diz que a criança “descreve os bombardeamentos que aguentaram enquanto refugiadas debaixo de terra e a sua viagem desesperante pelo oeste da Ucrânia”.

Depois de viagens intermináveis de comboio e uma estadia prolongada num centro de refugiados sobrelotado na Hungria, porque vários países lhes recusaram entrada, Yeva e a avó encontraram refúgio em Dublin, onde iniciaram uma nova vida, na esperança de um dia voltar”, concluiu a editora.

Parte das receitas de venda do diário será doada a organizações de apoio a refugiados da Ucrânia.

O livro de Yeva vai juntar-se a um grupo de obras em forma de diário que relatam experiências de vida de adolescentes durante conflitos históricos, como é o caso de Anne Frank, a neerlandesa judaica que foi vítima do Holocausto, e Zlata Filipović, uma rapariga que viveu em Sarajevo durante o cerco a esta cidade em 1992.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR