790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Foi titular, jogou 45 minutos, desperdiçou uma oportunidade: o regresso de Cristiano Ronaldo ao Manchester United

Este artigo tem mais de 1 ano

Tal como ele próprio tinha antecipado, Ronaldo voltou ao United como titular e cumpriu 45 minutos contra o Rayo Vallecano no último jogo da pré-época. Não marcou, teve uma ocasião e foi assobiado.

Manchester United v Rayo Vallecano - Pre Season Friendly - Old Trafford
i

O capitão da Seleção Nacional não representava o clube inglês desde o final da época passada

PA Images via Getty Images

O capitão da Seleção Nacional não representava o clube inglês desde o final da época passada

PA Images via Getty Images

A ideia tornou-se cada vez mais uma realidade com o aproximar do fim de semana e a certezas de que as conversas entre Cristiano Ronaldo e o Manchester United, por muito que não tenham sido definitivas, não tiveram um impacto imediato. Assim, após integrar os trabalhos da equipa de Erik ten Hag pela primeira vez e voltar a treinar com os red devils, o jogador português era titular este domingo, contra o Rayo Vallecano, no último jogo da pré-época do clube.

Ainda assim, e recuando na linha cronológica, os últimos dias de Ronaldo foram tudo menos normais. A semana começou com a possibilidade de uma ida por empréstimo para o Atl. Madrid, o grande rival de um Real Madrid onde fez história, e a ideia clara de que os adeptos colchoneros não estavam satisfeitos com essa hipótese. A meio da semana, o capitão da Seleção Nacional voltou a Carrington, o centro de treinos do Manchester United, e reuniu com a cúpula dos red devils acompanhado por Jorge Mendes para explorar opções.

The Athletic fala de conversas de Jorge Mendes com o Sporting: o que se sabe sobre a possibilidade de Ronaldo voltar a Alvalade

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As opções, claramente, são três: ficar no Manchester United, algo que Ronaldo não pretende, e assumir as consequências dos últimos meses de indefinição e perguntas sem resposta; seguir para o Atl. Madrid, algo que Ronaldo poderia aceitar mas onde teria de conquistar a massa adepta e até o treinador, Diego Simeone, cuja estratégia nunca gira à volta de uma única estrela; ou regressar ao Sporting, algo que Ronaldo poderia aceitar se não existisse uma opção alternativa válida mas que obrigaria os leões a um esforço financeiro significativo e a uma inversão da política habitual de Rúben Amorim.

Assim, e depois de ter confirmado que voltaria aos relvados precisamente este domingo através de um comentário nas redes sociais, Cristiano Ronaldo era titular contra o Rayo Vallecano: e, no momento em que o nome do português foi apresentado no estádio, foi possível ouvir alguns assobios entre muitos aplausos. A uma semana da estreia na Premier League — domingo, contra o Brighton –, o Manchester United defrontava os espanhóis em Old Trafford no último teste da pré-temporada. O reforço Lisandro Martínez também começava de início, ao lado de Varane no eixo defensivo, e Van de Beek, James Garner, Tahith Chong, Eriksen e Garnacho apareciam nas costas de Ronaldo, entre o setor intermédio e as alas. Diogo Dalot e Bruno Fernandes não estavam no lote de convocados e, do outro lado, o ex-FC Porto Falcao era a referência ofensiva.

Numa primeira parte que terminou sem golos, Eriksen teve o lance mais perigoso ao acertar no poste com um remate à meia-volta numa recarga a um pontapé inicial de Chong (30′). Ronaldo, que até passou os 45 minutos iniciais numa função em que recuou bastante para procurar servir os colegas de equipa e criar movimentos disruptivos, ficou perto do golo ao atirar por cima após uma arrancada de Van de Beek (12′) mas raramente beneficiou de verdadeiras oportunidades.

No início da segunda parte, aconteceu o expectável: Erik ten Hag fez uma única substituição e Cristiano Ronaldo foi o eleito para sair, tendo sido substituído pelo jovem Amad Diallo. Diallo que, escassos instantes depois, acabou por abrir o marcador ao aproveitar uma defesa incompleta do guarda-redes Diego López (48′). Já perto da hora de jogo — e já depois de Falcao acertar na trave de Tom Heaton (52′) –, Álvaro García empatou para os espanhóis (58′) num lance em que a defesa inglesa ficou a pedir posição irregular do avançado.

Até ao fim, o resultado já não mudou. O Manchester United empatou com o Rayo Vallecano no último jogo da pré-temporada e a uma semana do início da Premier League. No regresso à competição depois de muitas semanas de ausência e sem ter o futuro definido, Cristiano Ronaldo foi titular, jogou 45 minutos, desperdiçou uma boa oportunidade de golo e ouviu alguns assobios. Entre, naturalmente, muitos aplausos.

Mas, tal como já tem vindo a tornar-se habitual, a passagem do jogador português por Old Trafford não se restringiu ao tempo que passou dentro do relvado. Algum tempo após o apito final, começaram a surgir nas redes sociais fotografias de Ronaldo de mochila às costas, no exterior do estádio, pelo que o avançado terá deixado o recinto ainda antes do final do jogo e logo após ser substituído ao intervalo. As imagens não caíram bem aos adeptos do Manchester United, que evidenciaram esse desagrado nos comentários às publicações com a foto em questão, e Cristiano Ronaldo pareceu passar ao lado da polémica com uma simples fotografia no Instagram. “Feliz por estar de volta”, limitou-se a escrever.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora