Hillary Clinton, que em 2016 concorreu nas eleições presidenciais contra Donald Trump, juntou-se à onda de apoio à primeira-ministra finlandesa Sanna Marin. Um vídeo da política finlandesa a dançar com amigos numa festa gerou controvérsia entre os mais conservadores.

Finlândia. Vídeo de primeira-ministra e deputado a dançarem com celebridades obriga governante a reagir: “Não tenho nada a esconder”

Depois disso, gerou-se uma onda de apoio a Sanna Marin, com mulheres finlandesas (e não só) a partilharem vídeos e fotografias a dançar. Em muitas das publicações é referido que o facto de se dançar numa festa não é sinónimo de ausência de competência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É nesse sentido que é feita a publicação da norte-americana Hillary Clinton. Este domingo, usou a rede social Twitter para partilhar uma imagem onde é vista a dançar.

“Como disse Ann Richards [a primeira mulher a ser governadora do Texas, em 1991]”, partilhou Clinton, “a Ginger Rogers fez tudo o que o Fred Astaire fez. Só que fê-lo ao contrário e em saltos altos”.

“Aqui estou eu a dançar em Cartagena quando estava lá para uma reunião enquanto Secretária de Estado”, contextualizou a política norte-americana. “Continua a dançar, Sanna Marin.”

Hillary Clinton foi Secretária de Estado entre 2009 e 2013, durante a administração de Barack Obama. Entre 2001 e 2009 foi Senadora do Estado de Nova Iorque. Em 2016, concorreu à presidência dos Estados Unidos pelo partido democrata, enfrentando Donald Trump.

Um vídeo de Sanna Marin a dançar numa festa com celebridades gerou polémica na Finlândia na semana passada. Nas imagens surgiam também o deputado social-democrata finlandês Ilmari Nurminen, que é presidente da Câmara Municipal de Tampere, a cantora finlandesa Alma e a irmã, Anna, a fotógrafa Janita Autio, a apresentadora Tinni Wikström, a locutora Karoliina Tuominen e o estilista Vesa Silver.

Sanna Marin disse que “não tinha nada a esconder” após a divulgação das imagens e disponibilizou-se a fazer um teste de despiste de drogas – que teve resultado negativo.

Filha de uma família arco-íris, medíocre na escola, hoje é “a primeira-ministra mais fixe do mundo”. A vida e as polémicas de Sanna Marin