Abram-se alas pelos canais de Veneza porque o Festival de Cinema já arrancou. E, embora a mostra esteja focada nos filmes, a moda é também um dos ingredientes chave deste evento e no primeiro dia as convidadas mostraram que a edição de 2022 promete. Julianne Moore fez justiça à expressão “realeza de Hollywood” e apresentou-se com uma vestido sobreposto por uma capa em transparências pretas com salpicos de brilhos de lantejoulas, obra da casa Valentino. Um look com inspiração real para a presidente do júri desta 79ª edição.

A cerimónia de abertura do festival e a estreia do filme “White noise” chamaram uma série de celebridades para a passadeira vermelha, mas nem por isso deixou de haver espaço de sobra para os vistosos vestidos Gucci de Jodie Turner-Smith e Melanie Laurent.

O preto foi a cor mais escolhida entre os looks deste primeiro dia, mas nem por isso com propostas aborrecidas, como se poderá ver na galeria, no topo deste artigo. Há, contudo, uma certa tendência vintage a ter debaixo de olho durante o resto do festival. Parece que algumas das convidadas do primeiro dia de evento escolheram os seus vestidos não no atelier das marcas, mas sim no arquivo. Vimos desfilar, pelo menos, quatro vestidos Armani Privé (alta-costura) de coleções passadas e ainda um vestido Valentino vermelho de 2007.

Para compor o leque das convidadas com peso mediático e estelar que abrilhantaram ainda mais a noite, há que referir Catherine Deneuve, que foi ao festival ganhar um prémio carreira com um vestido vermelho de corte clássico, Hillary Cinton, que apostou num caftan em azul claro reciclado, e a pianista Khatia Buniatishvili, que também esculpiu a sua silhueta num vestido vermelho em linhas de sereia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cinema de Claúdia Varejão e Sérgio Tréfaut no Festival de Veneza que começa esta quarta-feira

O Festival de Cinema de Veneza termina a 10 de setembro.