A Ferrari vai revelar finalmente o seu SUV, de que apenas conhecemos a denominação, Purosangue, e as linhas gerais, que apontam para um SUV mais baixo do que o habitual e com traços de coupé desportivo. No próximo dia 13, o construtor italiano vai pôr a nu a sua mais recente criação, consciente que rapidamente se transformará no bestseller da gama, com as primeiras unidades a serem entregues no início de 2023.

Purosangue. Aqui está o SUV desportivo da Ferrari

Já aqui lhe mostrámos como será o esguio SUV da Ferrari, com uma frente afilada, uma reduzida altura ao solo e uma traseira com um forte pilar posterior, mais inclinado do que o normal para poder cativar os que querem conciliar o conceito de SUV com a filosofia de um coupé tradicional. As quatro portas, com as duas posteriores a dissimularem os fechos no pilar traseiro, visam não comprometer o dinamismo da carroçaria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas juntamente com a data para a divulgação pública das primeiras fotos oficiais, bem como as características técnicas do modelo, a Ferrari aproveitou para tranquilizar os fãs em relação à mecânica. O novo SUV recorrerá ao mais nobre motor do construtor transalpino, nada menos que o V12 que anima os seus coupés topo de gama, como o 812 Superfast. E no teaser que o construtor publicou no Twitter, é possível ouvir o que parece ser uma unidade atmosférica com 12 cilindros, a roncar a plenos pulmões.

O 6.5 V12 da Ferrari fornece 800 cv no 812 GTS e poderá não andar longe destes valores uma vez instalado no Purosangue, embora possa perder umas dezenas de cavalos, para “puxar” um veículo maior e mais pesado. Ainda assim, tal deixará o SUV da Ferrari à frente do Lamborghini Urus Performante e dos seus 666 cv. Contudo, o binário do V12 não ultrapassa os 718 Nm às 7000 rpm no 812, sendo expectável um pouco menos no Purosangue, o que colocará o SUV da Ferrari acima em potência em relação ao Urus, mas abaixo em força, uma vez que o Performante anuncia 850 Nm e logo às 2300 rpm.