A urna da Rainha Isabel II chegou esta tarde ao Palácio de Westminster, onde ficará em câmara ardente durante quatro dias, até 19 de setembro, segunda-feira. E em cima da urna estão objetos que valem milhares de euros, começando logo com a coroa imperial de Isabel II.

A coroa do Estado Imperial foi então colocada por cima da bandeira do Royal Standard, que cobre a urna e é então um símbolo de soberania e, mais do que isso, de riqueza. O objeto, púrpura, colocado sobre uma almofada da mesma cor tem mais de 2.800 diamantes, 269 pérolas, 17 safiras e 11 esmeraldas, conta a AFP. Entre os diamantes está o Cullinan II, com 317 quilates e conhecido como a segunda estrela de África.

Barras de proteína, guarda-chuvas e vinho para aguentar na fila. A noite dos que querem uma última “audiência privada” com a Rainha

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta coroa foi, aliás, feita a pedido do pai de Isabel II, o Rei George VI, e usada pela Rainha no momento em que foi coroada. Com tantos diamantes, pérolas e safiras, a coroa pesa cerca de dois quilos e a Rainha só a terá usada no momento da coroação, uma vez que era muito pesada. E, a partir dos anos 90, a coroa foi sempre apresentada em cima de uma almofada, tal como aparece agora nas cerimónias fúnebres.

Ao lado do grande símbolo de riqueza da família real, a coroa, está uma também uma coroa de flores — com rosas brancas, dálias brancas, com pedaços de pinheiros dos jardins de Balmoral e com lavanda e alecrim dos jardins de Windsor.

George e Charlotte vão estar presentes no funeral de Isabel II. Príncipes vão caminhar ao lado dos pais, William e Kate

Além da coroa e da bandeira que representa Inglaterra, Escócia e Irlanda, a urna feita há mais de 30 anos ostenta ainda um ceptro de ouro que tem, segundo a BBC, o maior diamante de Cullinan — o Cullinan I. Com 92 centímetros, este ceptro tem um diamante de mais de 500 quilates.

Há ainda espaço para um orbe, feito também em diamantes, e que simboliza o mundo cristão.