Uma última jornada, vários cenários em cima da mesa, múltiplas possibilidades de classificação no final do grupo 1 da Liga A com essa particularidade de haver tanta ou mais curiosidade em perceber se a França iria descer à Liga B como aconteceu com Inglaterra do que quem iria à Final Four entre Croácia e Dinamarca. Na derradeira ronda, naquela que poderia ser um primeiro match point em caso de derrotas, os gauleses seguraram o serviço e vantagem; agora, seguia-se uma viagem a Copenhaga. E, como não poderia deixar de ser, com Kylian Mbappé no centro de todas as atenções – agora pelo que disse após o final do encontro.

Marcou um, falhou dois e acrescentou um terceiro capítulo à polémica: França ganha e evita (para já) descida com golo de Mbappé

“Tenho uma pouco mais de liberdade aqui. Posso ir para o espaço, pedir mais bola. Em Paris é diferente, não existe isso. Pedem-me para fazer a posição de avançado [número 9]. Estou muito feliz com o jogo de hoje [com a Áustria]”, comentou o jovem jogador, numa declaração que não demorou a ecoar pela mensagem que transportava para o técnico Christophe Gaultier numa fase em que a relação no PSG com Neymar não atravessa os melhores dias. Perante a verdadeira onda de lesões que assola os bleus, com Benzema, Pogba, Kanté, Kingsley Coman, Kimpembe, Ibrahim Konaté, Lucas Hernández, Hugo Lloris, Rabiot, Boubacar Kamara, Théo Hernández, Lucas Digne, Koundé e Mike Maignan, a palavra era dele.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos minutos iniciais, ainda foi. Porque quando acelerava criava desequilíbrios, sendo que num deles foi Kasper Schmeichel a evitar o golo de Griezmann, porque colocava a defesa dinamarquesa em respeito, porque ia mostrando o tal estatuto que julga ter mesmo que cada vez mais vozes considerem que não tem. No entanto, e a partir do momento em que Eriksen agarrou no jogo, tudo mudou: em mais um regresso ao Parken Stadium onde sofreu uma paragem cardiorrespiratória há 15 meses (e onde marcara em março com a Sérvia), o médio encheu o campo e esteve em todos os lances de perigo até ao 2-0 que se registava ao intervalo com golos de Dolberg e Skov Olsen que davam a Final Four em termos virtuais.

Em Viena, a Croácia até entrou melhor com um golo madrugador de Modric mas o empate ainda dentro dos dez minutos iniciais por Baumgartner impulsionou a Áustria para uma primeira parte melhor onde foi somando oportunidades para a reviravolta que podia deixar a França em zona de descida. Também ali, algo teria de ser feito, tendo em conta que ambos perdiam com o resultado. E enquanto os austríacos tentavam o segundo golo, a França ia falhando oportunidades para reduzir a desvantagem com Mbappé a tentar muito com zero sucesso perante a oposição de Kasper Schmeichel. Salvou-se para os gauleses a equipa a quem ganhou o Mundial: Marko Livaja e Lovren marcaram e “reforçaram” a posição de França na Liga A.

  • Minuto 0. Croácia na Final Four (11), Dinamarca (10), França (6) e Áustria na Liga B (5)
  • Minuto 6. Golo da Croácia, 0-1 por Modric: Croácia na Final Four (13), Dinamarca (10), França (6) e Áustria na Liga B (4)
  • Minuto 9. Golo da Áustria, 1-1 por Baumgartner: Croácia na Final Four (11), Dinamarca (10), França (6) e Áustria na Liga B (5)
  • Minuto 34. Golo da Dinamarca, 1-0 por Dolberg: Dinamarca na Final Four (12), Croácia (11), França (5) e Áustria na Liga B (5)
  • Minuto 39. Golo da Dinamarca, 2-0 por Skov Olsen: Dinamarca na Final Four (12), Croácia (11), França (5) e Áustria na Liga B (5)
  • Minuto 45. Dinamarca na Final Four (12), Croácia (11), França (5) e Áustria na Liga B (5)
  • Minuto 69. Golo da Croácia, 1-2 por Marko Livaja: Croácia na Final Four (13), Dinamarca (12), França (5) e Áustria na Liga B (4)
  • Minuto 72. Golo da Croácia, 1-3 por Lovren: Croácia na Final Four (13), Dinamarca (12), França (5) e Áustria na Liga B (4)
  • Minuto 90. Croácia na Final Four (13), Dinamarca (12), França (5) e Áustria na Liga B (4)