O parlamento da Estónia aprovou, esta terça-feira, uma moção na qual declara a Rússia como Estado terrorista. “O regime de Putin com as ameaças de ataque nuclear transformou a Rússia na maior ameaça à paz quer na Europa, quer no mundo.”

Na moção, a Estónia diz estar a responder “ao apelo do parlamento da Ucrânia às nações e organizações internacionais” e declarou, por conseguinte, “a Rússia como um regime terrorista e a Federação Russa como um país que apoia o terrorismo, cujas ações devem ser confrontadas”.

O parlamento estónio “condena fortemente” as ações militares contra a Ucrânia e as “anexações ilegais nos territórios conquistados durante a agressão”. “A Estónia nunca reconhecerá a violação da integridade territorial da Ucrânia através de agressões ou de referendos falsos.”

Além disso, Tallinn assegura que vai continuar a “apoiar o povo, o Estado e o exército da Ucrânia com todos os meios disponíveis”. O país acredita também que a “vitória da Ucrânia é a única maneira para restaurar a paz na Europa”.

Pedindo que à Justiça internacional para investigar os crimes de guerra que a Rússia cometeu na Ucrânia, o parlamento do país Báltico apoia também a retirada da Federação Russa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

A moção foi aprovada com 88 votos a favor (em 101). Além da Estónia, a Letónia já tinha considerado a Rússia como um Estado terrorista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR