A Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ 2023) estabeleceu uma parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) para ajudar na prevenção, sensibilização e resposta de qualquer incidente com os jovens durante o encontro, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, em Lisboa, devendo contar com a presença de mais de um milhão de jovens de todo o mundo. A informação foi avançada esta sexta-feira aos jornalistas pelos responsáveis da organização.

O bispo auxiliar de Lisboa D. Américo Aguiar, responsável pela comissão de proteção de menores do Patriarcado de Lisboa e também coordenador da organização da JMJ 2023, disse que a Igreja procurou “uma entidade que tivesse experiência no terreno e que pudesse ser nosso intermediário naquilo que possa ser o apoio a um jovem ou alguém que participe na JMJ e possa ser alvo de um assalto, um ataque ou um incidente qualquer, que seja vítima do que quer que seja“.

Apesar de o presidente da Fundação JMJ 2023 — a entidade jurídica criada para a organização da Jornada — não ter mencionado inicialmente a situação dos abusos de menores na Igreja, que marca a atualidade da Igreja Católica em Portugal, D. Américo Aguiar acabou por confirmar que esta é também uma preocupação tida em conta na parceria com a APAV, assegurando que a JMJ 2023 pretende servir para “separar as águas, do que aconteceu no passado para o que acontece hoje e acontecerá no futuro”.

“É importante, é muito positivo estarmos a viver um processo de transparência total, de tolerância zero, porque não poderia ser de outra maneira”, disse aos jornalistas. Para o bispo, é “muito positivo que a Igreja esteja a fazer o que está a fazer“. E acrescenta: “Nada nos parará.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre as medidas que D. Américo Aguiar disse que serão implementadas encontra-se a proibição de acolhimento de apenas um jovem por família, no caso dos peregrinos que vão ficar alojados em famílias de voluntárias de acolhimento: todas terão de acolher pelo menos dois, para evitar qualquer tipo de incidentes (e não apenas os de natureza sexual) e um peregrino com menos de 18 anos terá necessariamente de ficar acompanhado de um adulto que se desloque com ele ao evento. Além disso, haverá recomendações específicas para as famílias que vão acolher os jovens.

Outra das recomendações  da APAV é a de que todos os voluntários e colaboradores na JMJ 2023 apresentem o registo criminal.

Organização garante que ninguém paga para ver o Papa Francisco em Lisboa

No encontro desta sexta-feira com os jornalistas, os responsáveis pela organização da JMJ 2023 procuraram também desfazer os equívocos gerados esta semana com a notícia da divulgação dos preços de inscrição no encontro mundial. Os preços variam entre os 50 e os 235 euros e incluem, dependendo dos pacotes, o alojamento (em ginásios, espaços desportivos ou famílias de acolhimento), o transporte (com acesso a todos os transportes públicos da região de Lisboa), a alimentação (através de parcerias com restaurantes da cidade e de cestos de piquenique), um seguro de acidentes pessoais e ainda o kit de participante.

Aos jornalistas, o secretário executivo da JMJ 2023, Duarte Ricciardi, reiterou que a participação nas celebrações e nos eventos com a presença do Papa Francisco é totalmente gratuita — e qualquer pessoa pode participar. Além disso, os participantes na JMJ 2023 também podem optar por assegurar, por meios próprios, o alojamento, alimentação e transportes dentro de Lisboa no período da Jornada.

No entanto, a organização criou um conjunto de pacotes destinados a facilitar a vida a quem vem e, sobretudo, a garantir as exigências logísticas dos peregrinos que vêm de todo o mundo (e que já terão de suportar o custo da viagem para Lisboa) a preços mais baixos.

O bispo D. Américo Aguiar acrescentou que o recinto onde decorrerão as grandes celebrações com o Papa Francisco — o Parque Tejo, nas margens do rio Trancão, entre os concelhos de Lisboa e Loures — também será de acesso gratuito, embora o recinto esteja dividido em setores: alguns deles estarão identificados e reservados consoante o número de inscrições, servindo para distribuir os participantes inscritos; os outros estarão reservados para acolher os participantes que não se inscrevam e cheguem no próprio dia.