Siga aqui o liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Imagens de satélite analisadas por uma equipa de especialistas para a BBC mostram mais 1.500 sepulturas perto da cidade de Mariupol, no sul da Ucrânia.

As imagens foram fornecidas pela tecnológica Maxar e permitem ver como três cemitérios improvisados perto de Mariupol, em Staryi Krym, Manhush e Vynohradne, estão a crescer desde a primavera.

As imagens de Staryi Krym foram analisadas pelo Centro para a Resiliência da Informação, para a BBC, tendo concluído que foram enterrados corpos em 1.500 novas sepulturas desde a última análise, feita em junho. O Centro estima que mais de 4.600 sepulturas tenham sido escavadas desde o início da guerra, mas não arrisca prever quantos corpos estarão enterrados.

Mariupol foi um dos alvos preferenciais das forças russas logo desde o início do conflito. Caiu em maio para mãos russas e desde então é difícil o acesso à cidade. As forças ucranianas acreditam que pelo menos 25.000 pessoas foram mortas em Mariupol e que entre 5.000 e 7.000 tenham morrido debaixo dos destroços das casas que habitavam e que foram bombardeadas.

Testemunhas disseram à BBC ter visto autoridades russas a retirar corpos desses locais e a levá-los para serem enterrados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR