Morreu aos 76 anos Gallagher, humorista conhecido pelos seus espetáculos caóticos. A notícia foi confirmada esta sexta-feira pelo seu empresário ao tablóide norte-americano TMZ, tendo a morte do comediante sido causada pela falência de vários órgãos.

O humorista estava afastado dos palcos há 10 anos, depois de ter sofrido uma sucessão de ataques cardíacos que o obrigaram a retirar-se.

Gallagher Performs At The Rosemont Horizon

Com um estilo cómico baseado em adereços, o número mais conhecido de Gallagher envolvia esmagar uma melancia com uma marreta em palco.

Com uma carreira de mais de cinco décadas, o “rei da comédia”, cujo estilo envolvia o uso de vários adereços em palco, teve particular sucesso no final da década de 1970 e ao longo da década de 1980, com várias presenças no conhecido programa The Tonight Show, então apresentado pelo icónico Johnny Carson. O seu número mais conhecido consistia numa rotina em que, com recurso a uma marreta, esmagava uma série de objetos e comidas, culminando na destruição de uma melancia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O sucesso do seu ato cómico valeu-lhe vários especiais de stand-up comedy na HBO, o último dos quais em 2007.

Ele estava certo que detinha o recorde para mais espetáculos de stand-up, só em termos de números brutos. Apesar de ter os seus críticos, Gallagher foi um talento inegável e uma história americana de sucesso”, referiu o empresário.

Uma figura da cultura pop norte-americana, sobretudo na década de 1980, foi referenciado e parodiado várias vezes — a última das quais este ano, no filme “Weird: The Al Yankovic  Story”, em que uma versão satírica de Gallagher foi interpretada pelo comediante Paul F. Tompkins.

Vítima de vários problemas de saúde nos últimos anos, Gallagher morreu quando estava na ala de cuidados paliativos de um hospital em Palm Springs, Califórnia. Deixa dois filhos.

Veja aqui “Sledge-O-Matic”, o famoso número de Gallagher: