O cantor pop Kris Wu foi condenado nesta sexta-feira, pelo tribunal de Pequim, a treze anos de prisão por violação e envolvimento em atividades promíscuas. Após cumprir a pena, o músico sino-canadiano irá ser deportado da China para o Canadá.

Segundo a deliberação do tribunal citada pelo China Daily, as acusações dizem respeito ao período entre o mês de novembro e dezembro de 2020. O artista teve relações sexuais com três mulheres alcoolizadas que não conseguiam resistir.

Já em 2018 existiam registos de outros episódios em que Wu terá trabalhado com duas mulheres para convencê-las a envolverem-se num grupo de atividades sexuais, depois de beberem álcool na sua casa.

De acordo com a Reuters, o cantor foi detido a 31 de julho de 2021 após a acusação de uma estudante chinesa de 18 anos. A jovem contou aos meios de comunicação que o cantor seduzia menores, e que tinha sido aliciada quando ainda tinha 17 anos. O caso de Wu, um artista famoso com 7,2 milhões de seguidores no Instagram, rapidamente chamou a atenção do público, e por este motivo, o China Daily explica que o julgamento só arrancou em junho deste ano, e não foi ouvido publicamente, por respeito à privacidade das vítimas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o China Daily, os membros da embaixada do Canadá na China estiveram presentes na audiência que determinou a sentença de um dos membros fundadores da banda de K-Pop sul coreana EXO. O tribunal considerou que o comportamento de Wu, de 32 anos, justifica a sentença aplicada. Além disso, ainda foi multado em cerca de 600 milhões de yuans (aproximadamente 80 milhões de euros) por evasão fiscal por ocultar rendimentos pessoais através de outras empresas.

Após o mediatismo em volta do caso do artista, que terá regressado à China em 2014 para seguir uma carreira a solo, a mesma fonte adianta que a indústria do entretenimento tem apelado às celebridades para que se concentrem nas suas profissões e adotem boas condutas de comportamento, de forma a dar o exemplo ao público. Neste sentido, várias marcas de luxo, como a Louis Vuitton e a Bugatti, cortaram relações com Wu.