O Japão foi uma das histórias deste Campeonato do Mundo e as surpresas não pararam na fase de grupos. Frente à Croácia nos oitavos-de-final, os comandados de Hajime Moriyasu adiantaram-se no marcador com um golo que tem “passado” português: o seu autor, Daizen Maeda, já passou pelo futebol português. O golo, no entanto, não chegou para o Japão continuar em prova. Frente à Croácia caiu na marcação de pontapés de penálti.

Maeda, de 25 anos, poderá não ser o nome mais lembrado da generalidade dos adeptos, mas deixou a sua marca em 2019-20 ao serviço do Marítimo.

Na altura, o avançado nipónico chegou por empréstimo dos japoneses do Matsumoto Yamaga. A sua estreia pelos insulares aconteceu frente ao Sporting, na jornada inaugural da Primeira Liga, ao entrar como suplente no minuto 57.

O primeiro golo surgiu duas semanas depois frente ao Tondela (num jogo que o Marítimo até viria a perder). Ao todo foram quatro os tentos que Maeda apontou no futebol português, divididos por 24 jogos em todas as competições.

Números modestos mas que ficam como cartão de visita na Europa. Após um regresso ao Japão, com uma passagem pelo Yokohama F. Marinos, foi emprestado ao Celtic, onde acabaria por ficar a título definitivo este ano, e onde as exibições lhe valeram a chamada ao Mundial do Qatar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR