Um incêndio de grandes dimensões num hipermercado de um centro comercial na região de Moscovo provocou a morte a uma pessoa, esta sexta-feira.

As chamas começaram na quinta-feira à noite no centro comercial Mega Khimki e já afetam “uma área de sete mil metros quadrados”, anunciou o ministro para as Situações de Emergência russo, Alexandr Kurenkov, na plataforma Telegram. Horas antes, a agência de notícias russa TASS chegou a avançar que o incêndio afetou uma área de 18 mil metros quadrados, o equivalente a mais de dois campos de futebol.

Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio cerca de duas horas e meia depois de ter começado, quando o centro comercial, um dos maiores da Rússia, com uma área de 175 mil metros quadrados, ainda não tinha aberto ao público, indicaram as agências de notícias russas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os bombeiros russos avançaram inicialmente que “um ato criminoso” estaria na origem do fogo. Mas, mais tarde, passaram a noticiar uma eventual violação dos padrões de segurança como a possível origem das chamas. A agência TASS fala inclusivamente num curto-circuito que terá estado na origem do incêndio.

O incidente começou num supermercado de materiais de construção, em remodelação, e onde se realizavam trabalhos de soldadura. “Os trabalhadores não conseguiram apagar as chamas e deixaram o prédio”, disse uma fonte dos serviços de emergência à agência oficial de notícias TASS.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram um incêndio de grandes dimensões e pessoas a fugir de um edifício em chamas em direção a um estacionamento.