Siga aqui o liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O Presidente ucraniano confirmou através do Twitter que está “a caminho” dos EUA, uma viagem que marca a primeira saída oficial de Volodymyr Zelensky do país, desde que começou a guerra. A viagem, que também já foi confirmada pela Casa Branca, foi preparada com elevado secretismo, por razões de segurança.

O objetivo da viagem, segundo Zelensky, é “fortalecer a resiliência e as capacidades de defesa” da Ucrânia.

Em particular, [o Presidente dos EUA, Joe Biden] e eu vamos falar sobre a cooperação entre a Ucrânia e os EUA. Também irei fazer um discurso no Congresso e terei um conjunto de reuniões bilaterais”, escreveu Zelensky.

A Casa Branca também já confirmou a viagem, adiantando que será anunciado que os EUA vão fornecer à Ucrânia um sistema de defesa anti-aérea Patriot.

O Presidente ucraniano leva consigo uma bandeira ucraniana assinada pelos soldados da frente de guerra em Bakhmut, zona visitada terça-feira por Volodymyr Zelensky.

A visita de Zelensky a Washington começou com uma deslocação de comboio até à estação de Przemysl, na fronteira da Ucrânia com a Polónia. O momento da chegada do chefe de Estado ucraniano à estação foi divulgado pela estação polaca TVN, afiliada da CNN, e difundida em vários meios de comunicação internacionais:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a mesma fonte, Zelensky terá partido da estação e viajado de avião desde o aeroporto de Rzeszow, com destino a Washington. O Presidente ucraniano foi visto com a embaixadora norte-americano no país, Bridget Ann Brink.

Os pormenores da ajuda que os EUA vão dar à Ucrânia ainda não foram divulgados, mas deverá incluir bombas de precisão para caças, no que representa uma expansão por parte dos EUA do tipo de armamento avançado que vai enviar à Ucrânia para reforçar as defesas aéreas do país contra – o que tem sido uma barragem crescente de ataques com mísseis russos.

O pacote, que deverá ser anunciado esta quarta-feira, vai incluir cerca de mil milhões de dólares (942 milhões de euros) em armas dos ‘stocks’ do Pentágono e mais 800 milhões de dólares (753 milhões de euros) em financiamento através da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia, que financia armas, munições, formação e outros tipos de assistência, acrescentaram as mesmas fontes, citadas pela AP.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e outros responsáveis do país têm pressionado os líderes ocidentais a fornecer armas mais avançadas, incluindo Patriot, o sistema de mísseis terra-ar mais avançado fornecido pelo Ocidente à Ucrânia para ajudar a repelir os ataques aéreos russos.

Zelensky deverá visitar EUA esta quarta-feira. Vai falar ao Congresso e encontrar-se com Biden