É mais um caso a juntar-se à lista de mortes suspeitas. O oligarca e deputado russo na assembleia legislativa da região de Vladimir, Pavel Antov, morreu este domingo após cair de um terceiro andar num hotel em Rayagada, no estado indiano de Odisha. O magnata, que fundou uma empresa de produção de carne e salsichas, encontrava-se de férias para celebrar o seu aniversário.

De acordo com agência de notícias RIA, Pavel Antov, de 66 anos, foi de férias com quatro pessoas. Na passada quinta-feira, um dos seus companheiros de viagem, Vladimir Bydanov, já tinha sido encontrado morto no rés do chão do hotel. Três dias depois, foi o oligarca que acabou por morrer — e foi encontrado sem vida no terraço do hotel.

A polícia indiana está a investigar o sucedido, garantiu à agência RIA o cônsul russo em Calcutá, Alexei Idamkin: “Estamos a par da morte de dois cidadãos russos. Estamos em contacto com os familiares dessas pessoas e o departamento policial da cidade onde o incidente ocorreu. Estamos a acompanhar a investigação e a receber informações da polícia de Odisha”.

Pavel Antov, que chegou a ser considerado o deputado russo mais rico em 2019 pela revista Forbes, já tinha criticado a guerra na Ucrânia no passado. Numa publicação nas suas redes sociais no final de junho, o oligarca denunciou o “terror” que os civis ucranianos estavam a enfrentar em Kiev, lembrando um episódio em que “uma menina foi retirada dos escombros. O pai, aparentemente, morreu e estão a tentar salvar a mãe”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, o oligarca retratou-se no dia a seguir, descrevendo num “mal-entendido extremamente infeliz”. Pavel Antov não explicou em concreto o que se passou e que o levou à publicação da mensagem, mas assegurou que é “apoiante do Presidente” Vladimir Putin e também um “patriota”. “Eu partilho sinceramente os objetivos da operação militar especial. A informação publicada é resultado de um erro técnico, é contrário aos meus valores.”

Com uma fortuna na ordem dos 137 mil milhões de euros, o magnata licenciou-se em medicina, mas nunca exerceu a profissão. Em 2000, fundou o grupo Standard Vladimir, um dos maiores produtores de carne e salsichas e que, em 2019, chegou a lucros na ordem dos 150 milhões de euros. Envolveu-se depois na política e afiliou-se ao partido Rússia Unida, o mesmo de Vladimir Putin.

Vários deputados de Vladimir prestaram homenagem a Pavel Antov. O porta-voz do parlamento da região, Vyacheslav Kartukhin, lembra um “empreendedor bem-sucedido e um filantropo”. “Em nome dos deputados da Rússia Unida, expresso as condolências à família e aos amigos”, lê-se na agência TASS.