Marcelo Rebelo de Sousa sempre foi aluno de 19 na Universidade, mas no seu sétimo ano como Presidente da República não vai além de um 6,3: é a média das notas de 0 a 20 dadas por onze participantes regulares no programa “E o Vencedor é…”, das Manhãs 360 da Rádio Observador, numa edição especial de fim de ano que vai para o ar este sábado às 10h30, mas que já pode ouvir aqui em podcast.

Para esta média baixa, muito contribuíram as gafes e erros do Chefe de Estado, nomeadamente a forma como desvalorizou o número de abusadores sexuais na Igreja, mas também a sua postura considerada demasiado complacente perante os erros da governação.

Abaixo do Presidente da República, só ficou o atual ministro dos Negócios Estrangeiros (e ex-ministro da Defesa), João Gomes Cravinho, muito por culpa da sua postura no escândalo de corrupção que deu origem à operação Tempestade Perfeita.

No topo da classificação média ficou a ex-ministra e atual deputada socialista Alexandra Leitão, pela assertividade com que tem criticado o Governo do seu próprio partido, nas mais recentes polémicas em que o Executivo de António Costa tem estado envolvido: conseguiu 12,5. Umas décimas atrás surgem os presidentes das câmaras de Lisboa e Porto, Carlos Moedas e Rui Moreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O líder partidário que surge mais bem classificado é Rui Tavares, do Livre, seguido por Luís Montenegro, João Cotrim de Figueiredo, António Costa e Paulo Raimundo, ainda com nota positiva, acima de 10. Já com nota negativa, aparecem André Ventura, Inês Sousa Real e Catarina Martins.

Fernando Medina consegue um 11, enquanto Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas que esta semana se demitiu, acabou com um média de 7,1. Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, leva como nota média um 8,5.

Veja aqui as notas médias e, clicando na seta no topo, consegue também ver as notas individuais dadas aos 15 políticos por 11 membros regulares do programa: José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro, Paulo Ferreira, Judite França, Pedro Jorge Castro, Sara Antunes Oliveira, Alexandra Machado, Carlos Diogo Santos, Rui Pedro Antunes, Ana Sanlez e Miguel Santos Carrapatoso.