790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João Cotrim de Figueiredo

Legislativas 2024

Os defeitos que a IL põe na AD antes do casamento

Rui Rocha acusou a AD de falta de coragem e voltou a defender os direitos das mulheres. Cotrim disse que falta à AD cabeça, mãos e coração “para mudar Portugal a sério”. E elogiou o sucessor Rui Rocha
Legislativas 2024

IL. Como o ex e o futuro líder entram na campanha

Cotrim faz quase tudo para não ofuscar o sucessor na campanha. Blanco faz a ligação com os jovens na rua. Nenhum admite o cenário de Rui Rocha não ser eleito, que obrigaria à escolha de novo líder.
O Bom, o Mau e o Vilão

Surpresa: um deputado do PSD não sai para o Chega

Duarte Pacheco (que sai da AR mas não do PSD), Rui Cristina (que correu para o Chega) e Cotrim Figueiredo (que fala em "auto saneamento") são o Bom, o Mau e o Vilão.
Iniciativa Liberal

Cotrim diz adeus à AR: "Dinheiro não é do Estado"

O deputado João Cotrim Figueiredo despediu-se do parlamento com críticas à “arrogância e prepotência” do PS. Antigo líder da Iniciativa Liberal saiu aplaudido pela bancada do PS e do PSD.
Eleições Europeias

Oficial: Cotrim é o candidato da IL às europeias

A Iniciativa Liberal já tem cabeça de lista para as eleições europeias: João Cotrim Figueiredo. O nome do ex-presidente da IL foi aprovado pelo Conselho Nacional.
Vichyssoise

"Regresso de Passos seria desafio e oportunidade"

Em entrevista, João Cotrim Figueiredo reconhece que eventual regresso do ex-primeiro-ministro teria impacto no mercado eleitoral da IL. Mas também teria vantagens no desenho de possíveis alianças.
Iniciativa Liberal

Se a IL quiser, Cotrim será candidato às europeias

Cotrim Figueiredo é o nome mais conhecido da IL e depois de ter deixado a liderança do partido mostrou-se disponível para tudo o que o partido precisar. Se a IL quiser, será o candidato às europeias.
Iniciativa Liberal

Leak na IL. CN quer saída de 'informador'

O documento que preparava o sistema de saúde que a IL quer para o país chegou às mãos da comunicação social e causou danos: presidente do CN, Cotrim e vários conselheiros atacam fuga de informação.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

IL. Faz sentido sair no momento alto?

Cotrim Figueiredo sai precisamente quando as sondagens o dão como o dirigente partidário mais bem cotado? Tarefa pesada para Rui Rocha, o novo líder ontem eleito que tem pela frente um caminho árduo.
Noticiário

7h. Rui Rocha quer chegar aos 15% nas legislativas

Rui Rocha sucede a Cotrim Figueiredo na liderança da IL, recebeu quase 52% dos votos. Ainda, provedora de justiça pede uma "reforma de fundo no sistema informático da segurança social".
A História do Dia

Que Iniciativa Liberal sai da convenção de Lisboa?

Apupos, atrasos e uma votação renhida marcaram a convenção do partido. Uma edição especial gravada no Centro de Congressos de Lisboa com os jornalistas Diogo Teixeira Pereira e Inês André Figueiredo.
Noticiário

22h. Rui Rocha quer 15% nas próximas legislativas

Novo presidente da Iniciativa Liberal distribuiu as críticas entre o PS e o PSD, e prometeu acabar com o bipartidarismo. Foram as primeiras palavras do sucessor de João Cotrim Figueiredo.
Reportagem Observador

Fim do "bipartidarismo" e união. IL de Rui Rocha

Rui Rocha é o novo presidente da Iniciativa Liberal. Quer acabar com "o bipartidarismo". Para isso, tem de chegar "aos 15%" e levar a "luta para as ruas" contra a revisão constitucional de PS/PSD.
Noticiário

20h. Eleições IL. Rui Rocha é o novo presidente

Lista L (Rui Rocha) ganha com 51,7% dos votos. Lista M (Carla Castro) teve 44% e a A (José Cardoso) contou com 4,3%. Escolha na linha de continuidade e no nome apoiado por João Cotrim Figueiredo.
Noticiário

6h. Iniciativa Liberal elege hoje o novo líder

Carla Castro, Rui Rocha e José Cardoso são os candidatos à presidência do partido. Ainda neste jornal, Portugal joga este domingo frente à Suécia no Mundial de Andebol
Noticiário

2h. IL. Cotrim responde a críticos internos

O ainda presidente dos liberais acusa Carla Castro de não ter sido frontal com as críticas. Ainda neste jornal, a vitória do FC Porto em casa do Vitória SC em Guimarães por 1-0.
Emissão Especial

IL. Em momentos "campanha não foi bonita"

Rodrigo Saraiva lamenta campanha pouco bonita e que, por vezes, esqueceu os "problemas da vida dos portugueses". Não acredita que IL vá perder representação parlamentar, "mas..."
Emissão Especial

"Não aceitamos que nos digam quem é o presidente"

A candidata Carla Castro procurou conquistar as bases da Iniciativa Liberal ao pedir um partido "sem barões e caciques" e que em que "ninguém diz quem deve ser o presidente". 
Emissão Especial

José Cardoso: "Isto no fundo é tudo arroz"

José Cardoso critica as candidaturas de Rui Rocha e Carla Castro e diz que não consegue votar "em políticos assim". Nesta intervenção recordou ainda o que tem feito dentro dos órgãos do partido. 
Comentário

"Cotrim não resistiu a olhar para o umbigo"

"Em vez de fazer um balanço do mandato". A análise de Miguel Pinheiro ao discurso de "adeus" de Cotrim de Figueiredo. Para o diretor executivo do Observador fica a dúvida: "Cotrim sai porquê?".
Noticiário

15h. Cotrim fez o último discurso como líder

Foi um discurso de despedida com muitos recados e apontou o dedo ao Governo e a António Costa. que acusa de "não ter sentido de estado" e aproveitou o discurso também para fazer ataques interno.
Noticiário

14h. Cotrim: "Costa não tem sentido de Estado"

Líder da IL faz ainda ríticas internas, mas garante que os verdadeiros inimigos "estão fora" do partido. Ainda, Rangel pede esclarecimentos "imediatos" sobre derrapagem de obras do Hospital Militar.
Atualidade

Essencial do último discurso de Cotrim Figueiredo

João Cotrim de Figueiredo despediu-se da liderança da IL com resposta a críticos internos e um resumo do trabalho feito. "Tenho o direito e o dever de tornar clara a minha opinião".
Emissão Especial

Cotrim: "Costa está a criar problemas um a um"

Sobre a criação de um circuito de avaliação de governantes, Cotrim fala de "reação morna" por parte do Presidente da República. Costa responde lembrando a estratégia de luta contra a corrupção
Emissão Especial

Costa: "Saúde teve reforço como nunca tinha tido"

Segunda pergunta de João Cotrim Figueiredo (IL) é sobre saúde onde "o estado dos serviços públicos é calamitoso". Primeiro-ministro diz que "não basta pôr dinheiro ou contratar mais"
Emissão Especial

Cotrim: Costa "não resolve problemas da economia"

Debate com o Primeiro-ministro abre com pergunta da Iniciativa Liberal. “Estamos satisfeitos com a taxa de pobreza? Claro que não”, admite Costa.
Noticiário

23h. IL: "Governo é foco de instabilidade"

Para o lider dos liberais, é mais um caso que funciona "como uma provocação" a Marcelo. Para Cotrim Figueiredo, a demissão da secretária de Estado da Agricultura "dá força" à moção de censura.
Emissão Especial

"Raio X de ganância"? "Basta não nomear arguidos"

Cotrim Figueiredo responde a Porfírio Silva (PS): "Revanche do quê? Basta olhar para os currículos das pessoas". O deputado liberal atira ainda a António Costa: “a altura de mudar de Governo é agora”.
Noticiário

16h. 3º candidato à IL quer "partido mais próximo"

Depois de Rui Rocha e Carla Castro, este terceiro nome, conselheiro nacional há três anos, também avança para a sucessão de João Cotrim Figueiredo. É entrevistado nesta edição.
Rádio Observador

As notas do ano do painel do E o Vencedor é...

O Presidente da República sai muito mal na classificação média de 11 membros do painel regular do programa E o Vencedor é... No outro extremo, sobressaem Alexandra Leitão, Carlos Moedas e Rui Moreira.
Noticiário

23h. IL: "Portugueses não veem" país que PM pinta

João Cotrim FIgueiredo junta-se ao coro de críticas da oposição à mensagem de Natal do primeiro-ministro. O líder da IL só concorda com a necessidade de paz na Ucrânia.
Iniciativa Liberal

Cotrim responde a Costa: IL causa "medo" ao PS

Cotrim de Figueiredo respondeu à tirada "mal-educada" de António Costa, dizendo que a IL "faz impressão" e "causa medo" ao PS por ser uma alternativa "válida ao socialismo".
Iniciativa Liberal

Críticos de Cotrim marcam CN sobre Constituição

Grupo de conselheiros considera que Comissão Executiva devia debater projeto de revisão constitucional internamente e conseguiu subscritores para reunião do orgão máximo entre convenções.
Iniciativa Liberal

Ex-líder: Cotrim usou expressões para parar o gado

Miguel Ferreira da Silva acusa Cotrim Figueiredo de o ter interrompido com expressões ofensivas, que descreve como "desprimorosas". O presidente cessante contra-ataca e defende secretário-geral.
Noticiário

1h. IL escolhe sucessor de Cotrim a 21 de janeiro

21 e 22 de janeiro, as datas para a IL escolher a sucessão de Cotrim Figueiredo. João Ferreira sublinha "convergência" em torno de Paulo Raimundo. Zelensky adivinha novos ataques russos.
Noticiário

14h. Eleições para a IL só em janeiro

Conselho Nacional dos liberais definiu que a reunião magna do partido só vai acontecer depois de 20 de janeiro, inclusive. Jerónimo de Sousa abandonou a liderança do PCP "de cabeça erguida".
PSD

Sangue em águas liberais aguça apetite do PSD

Nos bastidores sociais-democratas aposta-se num regresso de muitos dos desiludidos com o PSD perante a crise sucessória da Iniciativa Liberal. Mas excessiva predominância do Chega pode ser problema.
Noticiário

11h. IL. Rui Rocha quer eleições em janeiro

Candidato à liderança da IL considera que o atual calendário é curto. Governador de São Paulo adianta que Bolsonaro vai "respeitar a democracia".
A História do Dia

Iniciativa Liberal. Cotrim precipitou-se?

Cotrim de Figueiredo anuncia a saída num domingo e promete apoio a um candidato à liderança. O que aconteceu e o que pode vir a acontecer são perguntas para a jornalista Inês André Figueiredo.
Semáforo Político

"Foi pouco liberal ungir candidatura de Rui Rocha"

Nuno Simões de Melo, cabeça de lista da candidatura B ao conselho nacional da IL, critica a forma como foi apresentada a candidatura de Rui Rocha, e diz que não o vai apoiar em circunstância alguma.
Noticiário

5h. Rui Rocha diz que Costa está nervoso

Rui Rocha diz ainda que Costa fez declarações "inqualificáveis" depois de dizer que a IL e o Chega estavam envolvidos "no lamaçal". Trabalhadores do metro de Lisboa estão em greve o dia todo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora