Em atualização

Um avião, com 72 pessoas a bordo, caiu neste domingo no Nepal, entre o antigo e o novo aeroporto de Pokhara, no centro do país que fica entre a Índia e o Tibete. “Esperamos recuperar mais corpos”, disse o porta-voz do exército nepalês, Krishna Bhandari. “O avião partiu-se em pedaços.” 

O balanço mais recente aponta para 68 vítimas mortais. Os cadáveres estão a ser levados para uma unidade de saúde local, o Hospital Gandaki, para serem identificados e, posteriormente, os restos mortais serem entregues à família, escreve o Nepal News.

No local estão centenas de equipas de resgate à procura de sobreviventes e de resgatar mais corpos. Segundo a Yeti Airlines, entre as pessoas que estavam a bordo do bimotor ATR 72 — 68 passageiros e quatro tripulantes — havia diversos estrangeiros: um australiano, um francês, um argentino, quatro russos, cinco indianos, dois sul-coreanos e um irlandês.

A dificultar as operações está o facto de a aeronave se ter incendiado. “Os socorristas já estão no local a tentar apagar o fogo”, disse Dhakal. “Todas as agências estão focadas em apagar o fogo e resgatar os passageiros.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Voos restabelecidos em Pokhara, segunda-feira será dia de luto

Na sequência do acidente, os voos do Aeroporto Internacional de Pokhara foram interrompidos durante várias horas — uma vez que todos os meios, incluindo as viaturas de combate a incêndios foram enviados para o local do acidente —, mas já foram retomados.

O primeiro-ministro do país, Pushpa Kamal Dahal, convocou uma reunião do seu gabinete de emergência e anunciou que segunda-feira será dia feriado para que todos possam fazer o luto pelas vítimas do acidente.

Do encontro, saiu também a decisão de criar uma comissão de investigação para perceber o que motivou o acidente.