Glória Maria morreu no Rio de Janeiro esta quinta-feira, 2 de fevereiro, vítima de doença prolongada. A jornalista brasileira e ícone televisivo estava na Globo desde 1971 e foi a primeira repórter a entrar em direto e a cores no Jornal Nacional. Em 2019, foi-lhe diagnosticado um cancro no pulmão. Mais tarde, foram detetadas metástases no cérebro.

“É com muita tristeza que anunciamos a morte da nossa colega, a jornalista Glória Maria”, avançou a TV Globo numa nota que foi partilhada na conta de Instagram da Globo News. “Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias”, continua o comunicado.

A jornalista morreu durante a manhã (hora local) no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu.

Glória Maria estava na Globo há mais de 50 anos. Entre 1998 e 2007, apresentou o programa “Fantástico” e, desde 2010, integrava a equipa do Globo Repórter. Ao longo de cinco décadas, cobriu eventos como a tomada de posse de Jimmy Carter e entrevistou figuras de estado como o ex-presidente brasileiro João Baptista Figueiredo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foram várias as figuras públicas que já se pronunciaram sobre a sua morte. Ana Maria Braga recorda uma pessoa que “iluminava por onde passava”, declarações que fez no seu programa de televisão, “Mais Você”. “É uma pessoa especial. Ela dizia que não era corajosa, que fazia tudo pelo coração. Amava a profissão dela, vaidosa, mantinha a idade guardada a sete chaves”, disse ainda.

O presidente brasileiro Lula da Silva também já reagiu à morte da jornalista. Recorrendo à sua conta de Twitter, escreveu: “Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras.”