Acompanhe em direto no nosso liveblog todas as informações sobre o sismo que abalou a Turquia e a Síria.

O turco-alemão Baris Basdas, jogador profissional de futebol no Yeni Malatyaspor, clube da segunda divisão turca, ficou gravemente ferido num pé depois de saltar do segundo andar de um edifício para se salvar do sismo de magnitude 7.8, que abalou a Turquia e a Síria na madrugada desta segunda-feira.

Sismos fazem pelo menos 3.000 mortos na Turquia e Síria. Número de mortos pode chegar aos 10 mil, segundo estimativa do USGS

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O incidente aconteceu na cidade de Malatya, na Turquia, e foi relatado por Serdar Topcu, agente do futebolista de 33 anos, ao jornal alemão Bild. “Todos estão com muito medo e a temer pelas suas vidas. É uma situação terrível. Há milhares de mortos”, declarou.

Já o guarda-redes da mesma equipa, Eyüp Türkaslan, é tido como desaparecido desde a madrugada desta segunda-feira. Embora vários meios internacionais esteja a avançar a sua morte, estas informações não foram ainda confirmadas por fontes oficiais. Nas redes sociais do Yeni Malatyaspor, o clube publicou uma fotografia do futebolista, acompanhada pela mensagem: “As nossas orações estão contigo”.

O violento sismo não está a passar ao lado do futebol turco. Willian Arão, médio do Fenerbahçe, lamentou o sismo em declarações prestadas à Globo Esporte. “Estamos a assistir a esta situação de uma forma devastadora, porque é uma tragédia sem precedentes. Os turcos são muito patriotas. Estão todos mobilizados para tentarem ajudar, para tentarem prestar serviço de alguma forma. Temos companheiros de trabalho que estão soterrados, as suas famílias também, é uma tragédia imensa“, disse.

O sismo da madrugada desta segunda-feira foi considerado um dos piores dos últimos 100 anos. Os dados mais recentes, avançados pela Sky News, apontam para 3 mil mortos. Só na Turquia morreram 1.762 pessoas.

Sismos na Turquia e Síria. Menina de 18 meses sobrevive, mas perde a mãe e os irmãos