Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

Primeiro Washington, agora o Reino Unido. O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou esta quarta-feira a Londres, onde se encontrou com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. Além disso, falou também no parlamento do país e encontrou-se com o Rei Carlos III.

A viagem do Presidente da Ucrânia prossegue ainda esta quarta-feira. Zelensky vai viajar para Paris, onde tem encontro marcado com Emmanuel Macron e Olaf Scholz, antes de ir a Bruxelas para participar numa cimeira do Conselheiro Europeu, que está agendada para esta quinta e sexta-feira

GettyImages-1246890757

Zelensky com o Rei Carlos III

Ainda antes de estar em solo britânico, um comunicado de Downing Street, citado pela CNN, adiantava que Zelensky e Sunak iam visitar militares ucranianos que estão a ser treinados no Reino Unido e encontrar-se com líderes militares britânicos para discutir os detalhes do programa de treino, que será alargado para abranger pilotos de caças e fuzileiros navais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com a presença do Presidente da Ucrânia em terras de sua majestade, o Reino Unido anunciou novas sanções contra a Rússia “em resposta ao bombardeamento contínuo” de Moscovo na Ucrânia. Quinze novas entidades foram adicionadas à lista de sanções, nomeadamente, “aqueles que ajudaram Putin a construir a sua riqueza pessoal” e as “empresas que estão a lucrar com a máquina de guerra do Kremlin”.

Rishi Sunak considerou que a visita de Zelensky é uma “prova de coragem, determinação e luta” da Ucrânia, bem como uma “prova da amizade inquebrável” entre os dois países. O primeiro-ministro britânico lembrou ainda que o país treina as forças ucranianas desde 2014, “permitindo-lhes defender o seu país, proteger a sua soberania e luta pelo seu território”.

Desde que começou a guerra, há quase um ano, esta é apenas a segunda vez que Zelensky deixa Kiev. Em dezembro, o Presidente da Ucrânia esteve em Washington tendo, na viagem de regresso ao país invadido pela Rússia, feito uma paragem na Polónia para um “encontro de amigos” com o homólogo polaco, Andrzej Duda.

Do “segredo” à segurança máxima. Antes de regressar a Kiev, Zelensky fez uma paragem na Polónia para um “encontro de amigos”

Depois de visitar o Reino Unido e Paris ainda esta quarta-feira, Zelensky segue para Bruxelas. O Partido Popular Europeu, do qual Roberta Metsola (presidente do Parlamento Europeu) é membro, confirmou a viagem numa publicação nas redes sociais, que entretanto foi apagada.

O Telegraph explica que a viagem deveria ter sido planeada em segredo e que existem dúvidas acerca da sua realização devido a preocupações com a segurança do Presidente da Ucrânia. O jornal britânico escreve que eurodeputados (não menciona quais) afirmaram que Alessandro Chiocchetti, secretário-geral do Parlamento, convocou uma reunião para informar os grupos parlamentares acerca dos detalhes da visita. Charles Michel, presidente do Conselho europeu, ter-se-á mostrado descontente com as fugas de informação, argumentando que poderiam ter sérias consequências para a visita de Zelensky a Bruxelas.

As dúvidas apontadas pelo Telegraph dissiparam-se com a confirmação de António Costa: Zelensky vai marcar presente na reunião do Conselho Europeu. “Há dois pontos fundamentais no Conselho Europeu de amanhã. Em primeiro lugar, a reunião com o Presidente Zelensky, que participará amanhã [quinta-feira] presencialmente no Conselho Europeu, e que nos permitirá debater em conjunto não só o processo de apoio à Ucrânia para continuar a fazer frente à agressão por parte da Rússia, mas também as perspetivas europeias da Ucrânia”, afirmou o primeiro-ministro português.

Texto atualizado às 16h01 do dia 8 com a confirmação da visita de Zelensky a Bruxelas