As famílias carenciadas da freguesia de Loures, no distrito de Lisboa, vão receber ‘vouchers’ para poderem adquirir bens alimentares básicos, como carne, peixe e legumes frescos, disse esta quinta-feira à agência Lusa o presidente da autarquia.

A medida consta do projeto “Mercearia Social”, que terá início no dia 01 de março e vai envolver, numa primeira fase, 83 famílias e nove estabelecimentos comerciais, segundo disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Loures, António Pombinho (CDU).

O objetivo do projeto é dar resposta às famílias que têm acesso à apoio, nomeadamente através da atribuição de um cabaz alimentar social. Esses cabazes, normalmente, não têm produtos frescos. E, portanto, o objetivo do projeto é ser complementar ao cabaz alimentar, fornecendo esses produtos”, explicou o autarca.

Assim, a Junta de Freguesia de Loures irá atribuir ‘vouchers’ de 50 e 75 euros mensais (mediante o tamanho do agregado familiar) para que as famílias “com carências económicas comprovadas” possam adquirir carne, pescado, fruta e legumes frescos nos estabelecimentos comerciais locais aderentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Portanto, desta forma estamos também a apoiar o comércio local. É um projeto inovador, com o envolvimento da economia local, o que é o fator diferenciador”, sublinhou.

António Pombinho referiu que, para já, o projeto vai arrancar em 01 de março com 83 famílias, num investimento anual previsto de 45 mil euros.

No entanto, o autarca admite que, dada a conjuntura social do país, o número de famílias a necessitar deste apoio “deverá aumentar”.

Aquilo que sentimos é que a situação social não está a caminhar para melhor. Portanto, uma questão relevante, é que será feita uma reavaliação, de três em três meses, das famílias que estão dentro do projeto, no sentido de ver se a situação melhorou. Ou se há novas famílias que terão que ser contempladas”, apontou.

O projeto da “Mercearia Social” vai ser desenvolvido pela Junta de Freguesia de Loures, em parceria com a Associação Empresarial de Comércio e Serviços dos Concelhos de Loures e Odivelas.