Dois reclusos norte-americanos escavaram um túnel com uma escova de dentes modificada para fugirem da prisão, anunciaram as autoridades do estado da Virgínia. Mas a fuga durou apenas nove horas, porque os detidos foram capturados num restaurante especializado em panquecas e pequenos-almoços.

A informação foi divulgada pela polícia da cidade de Newport News, no sudeste do país, num comunicado divulgado na terça-feira. Os dois homens, a cumprir pena desde o ano passado, tiraram partido, durante a escavação, de uma falha estrutural na prisão, já a ser estudada por uma equipa de engenheiros.

Instagram @Newportnewssheriff

Os dois usaram uma ferramenta construída a partir de uma escova de dentes e um objeto metálico para escavar um buraco e, durante a fuga, ainda tiveram de escalar um muro alto.

As autoridades deram pelo desaparecimento de John Garza, de 37 anos, e Arley Nemo, de 43 anos, durante uma vistoria de rotina, às 19h00 de segunda-feira, e divulgaram um comunicado a pedir que quem os identificasse contactasse as autoridades e não os tentasse deter. Foram mesmo desconhecidos que comiam no restaurante que alertaram as autoridades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Instagram @Newportnewssheriff

A fuga tem contornos de filme e faz lembrar a da personagem Andy Dufresne, no filme “Shawshank Redemption”, uma adaptação de 1994 do livro de Stephen King “Rita Hayworth and Shawshank Redemption” em que um prisioneiro consegue escapar da prisão ao escavar um buraco, durante anos, com recurso a um martelo.

Na vida real, John Garza estava detido por crimes como violação da liberdade condicional e desrespeito pelo tribunal, enquanto Arley Nemo foi condenado por fraude, roubo, falsificação, posse de arma e também violação da liberdade condicional. Os dois vão ainda ser alvo de uma acusação devido à tentativa de fuga da cadeia.