Clássico na Luz na sexta-feira, Clássico no Dragão no sábado. Menos de 24 horas depois de se defrontarem na Primeira Liga de futebol, FC Porto e Benfica voltavam a defrontar-se mas na Liga Betclic de basquetebol — e com as contas bem mais atrapalhadas e com praticamente tudo em aberto.

Dragões e encarnados entravam no court com os mesmos 50 pontos, partilhando o primeiro lugar da 2.ª fase do Campeonato com mais um ponto do que o Sporting. Ou seja, a partida deste sábado significava a conquista da liderança isolada da classificação numa altura em que estamos a entrar numa fase decisiva da temporada até ficar encontrado o novo campeão nacional de basquetebol. E existiam essa noção do lado de cada uma das equipas.

Dos 14 pontos de atraso aos 13 de avanço: Benfica vence Sporting na Luz e reforça liderança na Liga

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Vai ser um jogo difícil, porque eles têm uma excelente equipa, mas estamos muito entusiasmados por jogarmos perante os nossos adeptos. Já não jogamos contra o Benfica em nossa casa há muito tempo e estamos todos muito entusiasmados. Os jogos contra Benfica e Sporting são os meus preferidos. Creio que já recuperámos física e mentalmente da nossa caminhada europeia. Já os vencemos em casa deles, mas ainda não os vencemos em nossa casa. Estamos confiantes, mesmo tendo em conta que eles são os campeões em título e que exista muita gente que olha para eles como os favoritos. Estamos confiantes. Qualquer jogo contra o Benfica ou o Sporting é sempre muito físico e muito intenso, mas temos de nos focar em jogar basquetebol e em divertirmo-nos”, explicou Max Landis, base norte-americano do FC Porto.

E James Ellisor, experiente extremo do Benfica, seguiu a mesma lógica. “Estamos à espera de um outro jogo difícil contra uma equipa de qualidade. Preparámo-nos muito bem durante a semana para ir ao pavilhão deles e vencer. Será mais um jogo difícil e de grande qualidade na nossa Liga. Temo-nos preparado ao longo da semana e vamos estar prontos. Agora que estamos a jogar contra as melhores equipas da nossa Liga todos os jogos são importantes e cruciais. O nosso foco é ganhar o Campeonato e temos de nos preparar agora para os playoffs para alcançarmos esse objetivo. A defesa é uma das coisas em que temos tentado ser consistentes ao longo da época. Ainda temos trabalho a fazer, mas estamos a progredir. A defesa é decisiva e vamos continuar a melhorar”, atirou o também norte-americano, recordando que os encarnados venceram três dos quatro Clássicos já disputados esta temporada contra os dragões.

Ivan Almeida era a grande baixa no Benfica, já que está suspenso preventivamente por 30 dias depois de incidentes com o árbitro durante o dérbi contra o Sporting no fim de semana passado, mas a equipa de Norberto Alves começou melhor e não demorou muito até chegar aos 10 pontos de vantagem apesar dos triplos de Clark Jr. e Landis (12-20). O FC Porto demonstrava alguma dificuldade em contrariar a eficácia encarnada e o Benfica chegou ao fim do primeiro quarto a ganhar por 16 pontos de diferença — muito graças a quatro triplos consecutivos convertidos por Broussard, Betinho, Gameiro e José Silva já na reta final (22-38).

O FC Porto reagiu à desvantagem no início do segundo quarto, com Clark Jr. a evidenciar-se no ataque dos dragões, mas nunca conseguiram reduzir a distância no marcador para números verdadeiramente aliciantes. O Benfica mantinha um ascendente claro, apesar de não ter sido tão eficaz como no período inicial, e chegou ao intervalo a vencer por 14 pontos de diferença e com uma exibição notável de Betinho Gomes (44-58).

O FC Porto manteve a reação positiva no terceiro período, contrariando a superioridade que o Benfica teimava em impor e, nessa altura, assentando a exibição na qualidade individual de Teyvon Myers. Os dragões aproximaram-se dos encarnados como nunca, com Keven Gomes a reduzir a vantagem do Benfica aos cinco pontos, mas dois lançamentos livres de Zirbes já nos instantes finais levaram a equipa de Norberto Alves a vencer por seis para o último período (71-77).

O ímpeto do FC Porto era notório, até porque o Benfica parecia cair cada vez mais à medida que o tempo ia passando, e o último quarto tornou-se decisivo: os dragões aproximaram-se, aproveitaram a quebra da eficácia adversária e conseguiram passar para a frente do marcador a quatro minutos do fim com um cesto de Max Landis (84-83). No fim, o FC Porto conseguiu mesmo vencer o FC Porto no Dragão Arena e assumiu a liderança isolada da Liga de basquetebol (92-89).