Procuradores holandeses apreenderam terras de Jorrit Faassen, ex-genro do Presidente da Rússia, Vladimir Putin. De acordo com o jornal The Guardian, tudo aconteceu a 12 de maio no âmbito de uma investigação criminal por crimes financeiros, económicos e ambientais.

Os terrenos, localizados na vila de Duivendrecht, perto de Amesterdão, foram apreendidos pelo Ministério Público dos Países Baixos, responsável pelo controlo do cumprimento das sanções impostas à Rússia.

Fim do casamento e destruição do sonho de ter uma clínica “de elite”. No meio da guerra, a vida da filha mais velha de Putin

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de não serem conhecidos os motivos da medida, Heleen over de Linden, advogada e especialista em sanções, afirmou, citada no The Guardian, ser provável que a apreensão dos terrenos signifique que Faassen esteja a ser alvo de uma investigação.

Recentemente, ao chegar aos Países Baixos, o empresário e ex-marido de Maria Vorontsova, a filha mais velha de Vladimir Putin, terá sido interrogado no Aeroporto de Amesterdão-Schiphol por suspeita de “evasão de sanções”. Faassen regressou a Moscovo, onde vive atualmente, depois de as autoridades holandesas terem confiscado o seu portátil e telemóvel.

A apreensão ocorreu dois meses depois de os EUA terem anunciado o lançamento de uma nova ação repressiva contra países e indivíduos envolvidos na violação de sanções. No início da invasão russa à Ucrânia, as duas filhas de Putin, Maria e Katerina, foram adicionadas às listas de sanções da União Europeia e dos EUA. No entanto, Faassen não está incluído em nenhuma.

Quem são as (misteriosas) filhas de Vladimir Putin, sancionadas pelos EUA?

No início da guerra, manifestantes invadiram a propriedade de Faassen, espalhando pelo terreno cartazes de apelo à libertação de Alexei Navalny, o líder da oposição russa. Os protestos tinham como objetivo incentivar Vorontsova a falar com Putin para parar a invasão.

Processo contra Alexei Navalny por extremismo e nazismo chega a tribunais russos