A gigante do retalho britânico Marks & Spencer (M&S) está a aplicar medidas para combater um aumento recente no número de roubos em alguns dos seus supermercados. De acordo com o jornal The Telegraph, as lojas disponibiliza em certos casos apenas um bife de cada vez nas prateleiras do talho, de forma a reduzir o impacto da criminalidade no ponto de venda.

O tema chegou à imprensa britânica depois de uma utilizadora do Twitter, Lorraine King, partilhar uma imagem na qual mostra uma loja M&S com apenas três bifes, um de cada corte, disponíveis no talho. Quando questionou uma funcionária sobre a situação, foi-lhe explicado que o faziam porque “os ladrões limpam as suas prateleiras num só golpe e saem a correr”. Quem quiser mais unidades, tem de pedir ao staff, revelou ainda, antes de acrescentar: “Estou chocada.”

“Como muitos outros retalhistas, limitamos a disposição do número de artigos de valor elevado em certas lojas onde houve uma incidência elevada de roubos para dissuadir ladrões e manter os nossos colegas e clientes em segurança“, explicou um porta-voz da M&S ao mesmo jornal. “Se um cliente quiser uma maior quantidade de um artigo em particular do que o que está exposto na prateleira, os nossos colegas estão sempre disponíveis para ajudar.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este tipo de medidas são uma resposta à crise económica, que tem estado a provocar um aumento de furtos em lojas no Reino Unido. Também esta semana, Laura Estah, uma outra utilizadora do Twitter, documentou uma mercearia onde o café solúvel é exposto em embalagens vazias.

Em 2023, o British Retail Consortium revelou no seu relatório de crime anual que a incidência de furtos em lojas entre 2021 e 2022 foi de oito milhões, uma subida de 62,5% face ao período entre 2016 e 2017, onde a incidência se fixou nos 5 milhões. Estes roubos representam perdas no valor de 1 bilião de libras (cerca de 1,156 milhões de euros).