Um jovem de 19 anos foi detido pelo FBI no Michigan na passada sexta-feira, numa investigação que poderá ter evitado um tiroteio em massa. O jovem norte-americano terá publicado conteúdos neonazis e antissemitas na internet e foram encontradas armas que, acredita a polícia, seriam utilizadas num ataque que estava a ser planeado.

Segundo a ABC News, o Gabinete do Procurador dos Estados Unidos do Distrito Ocidental de Michigan acusou Seann Pietila, de 19 anos e residente em Pickford, no Michigan, de publicar nas redes sociais mensagens que incluíam ameaças do jovem com intenções de magoar outras pessoas.

As autoridades, de acordo com a queixa criminal, alegam que Seann terá comunicado com outra pessoa, através do Instagram, onde expressou fortes opiniões contra a comunidade judaica, mostrando simpatia para com os neonazis uma idolatração por outros atentados já ocorridos no passado.

Após a detenção na passada sexta-feira, o FBI revistou a casa do suspeito e encontrou um esconderijo com várias armas, uma bandeira nazi, um fato de camuflagem, máscaras de gás e uma arma militar com manuais de sobrevivência, segundo a ABC News.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O telemóvel de Seann também foi investigado e foram encontradas informações sobre uma sinagoga em East Lansing, no Michigan, uma data, coincidente com o quinto aniversário de um ataque ocorrido na Nova Zelândia e um conjunto de outros equipamentos, entre eles bombas artesanais.

O procurador Mark Totten disse, em comunicado, que “ameaças antissemitas e violência contra as nossas comunidades judaicas — ou qualquer outro grupo — não irão ser toleradas no Distrito Ocidental de Michigan“, como noticia a CNN.

“Nenhum americano deve ser alvo de ameaças com base na sua raça ou religião”, acrescentou James A. Tarasca, agente especial do FBI no Michigan,. “Crimes como este têm um efeito profundo não apenas no alvo pretendido mas, também, em toda a sua comunidade”.

Segundo a CNN, o jovem compareceu pela primeira vez em tribunal na passada sexta-feira e a audiência está marcada para dia 22 de junho, de acordo com os documentos do tribunal.