Uma espada de bronze considerada “muito rara” e que deverá ter cerca de três mil anos foi encontrada durante escavações na semana passada na região de Nördlingen, na cidade da Baviera, na Alemanha. Os arqueólogos estimam que o artefacto seja proveniente de meados da Idade do Bronze, por volta do século XIV a.C, e afirmam que está “tão extraordinariamente bem” conservado que “quase que ainda brilha”.

Em comunicado, o Departamento de Conservação de Monumentos do Estado da Baviera (BLfD, na sigla original) explicou que a espada foi encontrada numa sepultura que continha três corpos, de um homem, de uma mulher e de uma criança. Para já, ainda não foi possível apurar se os três estavam “relacionados” entre si e, se sim, como.

Mathias Pfeil, responsável por este departamento, explicou que a “espada e a sepultura ainda precisam de ser examinadas para que os arqueólogos possam caracterizar a descoberta com mais precisão”. “Podemos dizer que o estado de conservação é extraordinário. Um achado como este é muito raro”, acrescentou.

A espada é feita, na sua totalidade, apenas de bronze e tem um punho octogonal, o que a torna ainda mais rara. A CNN indica que os investigadores acreditam que a espada se trata de uma arma real e que o “centro de gravidade na parte da frente da lâmina indica que foi balanceada, principalmente para cortar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR