O primeiro-ministro chinês lamentou esta terça-feira os apelos ocidentais para reduzir a dependência em relação à China, considerando tratar-se de uma “falsa proposta” num mundo de economias interligadas.

“No Ocidente, algumas pessoas estão a dar muita importância ao princípio de que devemos reduzir a dependência e erradicar o risco”, disse Li Qiang, ao discursar na abertura do Fórum Económico Mundial em Tianjin (norte).

“Estes dois conceitos são uma falsa proposta, porque com o desenvolvimento da globalização económica, a economia mundial tornou-se uma comunidade onde todos estão interligados”, sublinhou, usando repetidamente a palavra “cooperação”.

Comissão Europeia quer reduzir risco de dependência externa em tecnologias prioritárias

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na semana passada, a Comissão Europeia anunciou uma estratégia para responder de forma mais firme aos riscos para a segurança económica dos 27, com a China, em particular, na sua mira. A Alemanha, onde Li Qiang efetuou recentemente uma visita oficial, declarou que queria diversificar parceiros para “reduzir os riscos” associados à forte dependência da China. Outros países ocidentais adotaram posições semelhantes.

“As economias dos países estão entrelaçadas, interdependentes, mutuamente prósperas e a desenvolverem-se em conjunto. Isto é fundamentalmente uma coisa boa, não é uma coisa má”, refere.

Esta edição do Fórum Económico Mundial, a decorrer até quinta-feira e conhecida coloquialmente como o “Davos de verão”, é a primeira a realizar-se na China desde 2019, devido à pandemia da Covid-19.

Primeiro-ministro chinês visita França e Alemanha entre 18 e 23 de junho